• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/04/2015
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Prêmio Arte na Escola Cidadã está com inscrições abertas para professores da rede

Objetivo é revelar e reconhecer os trabalhos dos educadores; vencedores receberão R$ 10 mil

Os professores da rede estadual paulista já podem inscrever seus projetos na edição 2015 do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Promovido pelo Instituto Arte na Escola, a iniciativa tem como objetivo revelar e reconhecer trabalhos criados e desenvolvidos por educadores que aprimoram a qualidade do ensino com intervenções artísticas. O prêmio é dividido nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na edição do ano passado, dos cinco vencedores, dois foram professores da rede estadual paulista. Na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais, o ganhador foi “Estudos sobre casas: formas de habitar a arte”, enviado pelo professor Paulo Henrique Lorenzetti, da E.E. Professora Diva Gomes dos Santos, localizada em Mauá. Com a ajuda da Geometria, o educador mostrou às crianças as inúmeras possibilidades de criar tanto os espaços físicos como as obras de arte.

Já no Ensino Médio, o prêmio foi para a professora Aline Fernanda Huber Vicente Liberato, da E.E. Professor Waldemar Salgado, na cidade de Santa Branca. Ela participou com o projeto “O sonho do menino Portinari de colorir o Brasil: questões sociais e cultura local nas aulas de arte do Ensino Médio”. A ideia surgiu a partir da vinda dos painéis “Guerra e Paz” ao País e estreita relação entre os temas retratados pelo artista e a vida do pequeno município de Santa Branca.

“A arte faz parte dos processos de aprendizagem e os nossos professores têm excelentes trabalhos. É uma boa oportunidade de mostrar nossos projetos desenvolvidos e os resultados das nossas intervenções que vão além da sala de aula”, afirma Ana Cristina Siqueira, da equipe curricular de arte da Educação. “Isso eleva a autoestima do docente e torna-se, no processo, um facilitador significativo na promoção da aprendizagem dos alunos.”

Em 2015, os cinco professores premiados receberão R$ 10 mil, publicações, certificado de participação, além do troféu. Eles também terão seus percursos pedagógicos registrados em videodocumentários. A premiação será em São Paulo, seguida de uma vivência cultural.