segunda-feira, 09/05/2011

Prêmio Gestão Escolar está com inscrições abertas

A ação visa estimular a melhoria do desempenho das escolas públicas Cadastros podem ser feitos até 17 de junho Estão abertas até 17 de junho as inscrições para a edição […]

A ação visa estimular a melhoria do desempenho das escolas públicas

Cadastros podem ser feitos até 17 de junho

Estão abertas até 17 de junho as inscrições para a edição deste ano do Prêmio Gestão Escolar nas Diretorias de Ensino (DEs). A premiação visa estimular a melhoria do desempenho das escolas públicas municipais e estaduais e contribuir para que as unidades de ensino incorporem a cultura de autoavaliação do processo de gestão. Além disso, a iniciativa tem o objetivo de identificar e difundir as experiências inovadoras e bem-sucedidas na área.

As escolas podem participar elaborando um dossiê, que deve apresentar sua autoavaliação, comprovada por evidências, e um plano de melhoria a partir desse diagnóstico. Os dossiês serão analisados por Comitês Regionais de Avaliação nas Diretorias de Ensino. Será selecionada uma escola por região. Depois, os trabalhos serão selecionados em nível estadual e nacional. O regulamento do Prêmio Gestão Escolar foi distribuído às Diretorias de Ensino da rede estadual e também pode ser acessado aqui.

O Comitê Estadual de Avaliação é organizado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), da Secretaria de Estado da Educação, com representantes de universidades, departamentos centrais da Secretaria e entidades de classe, entre outros órgãos. A escola indicada receberá o Diploma Destaque Estadual em Gestão Escolar e a importância de R$ 6 mil. Além disso, o diretor da unidade vencedora participará de viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.

Além disso, a Secretaria oferecerá aos diretores das escolas classificadas entre as 2ª e 4ª posições uma viagem de estudos para uma capital de outro Estado brasileiro, com o objetivo de realizar visitas a escolas públicas que desenvolvem processos de gestão bem-sucedidos. Também serão premiados o supervisor responsável pelo Prêmio Gestão Escolar na Diretoria de Ensino da escola vencedora no Estado e o supervisor da DE com maior número de escolas inscritas.

Dentre as escolas indicadas pelos Estados, o Comitê Nacional de Avaliação selecionará seis finalistas, que receberão prêmios de R$ 10 mil. A escola que for apontada como Referência Brasil receberá R$ 30 mil.

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação, da Fundação Roberto Marinho, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Razão Social, do Grupo Gol, do Todos Pela Educação, da Fundação Itaú Social, da Gerdau e do Movimento Brasil Competitivo.