terça-feira, 20/08/2013
Professores e Funcionários

Prêmio Gestão Escolar 2013 promoveu a troca de experiências

E.E. Senador César Lacerda de Vergueiro é a campeã estadual; veja lista

Discutir boas práticas, conhecer projetos de outras escolas e aprender um pouco mais sobre gestão. Esses foram os principais acontecimentos do Prêmio Gestão Escolar 2013 e do II Seminário Internacional Intercâmbio Brasil e Estados Unidos, iniciativas que ocorreram nos dias 14, 15 e 16 de agosto, em Serra Negra, localizada a 142 km da capital paulista.

O encontro teve a participação de 1000 educadores de escolas públicas (estaduais e municipais), do secretário Herman Voorwald, do secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho e de representantes de escolas norte-americanas. Durante os três dias, houve palestras e atividades que visaram à integração e conhecimento dos educadores.

“O foco é a auto avalição das escolas, focando nas lideranças dos gestores, projetos e todas as dimensões que os gestores trabalham”, disse Silvia Galletta, coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP). “O diretor é fundamental para termos uma escola que dê um ensino de qualidade para as crianças e os jovens do estado”, declarou o secretário Herman Voorwald.

O Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) e visa contribuir para a melhoria da educação brasileira, incentivando as escolas a refletirem sobre suas práticas. As unidades participantes tiveram seus projetos avaliados com relação à gestão pedagógica, participativa, de pessoas e liderança e de infraestrutura.

Edição 2013

O evento de comemoração foi feito para divulgar ações de escolas que alcançaram resultados positivos. “Este ano, nos selecionamos nove escolas paulistas. A escola de destaque é a EE Senador Cesar Lacerda de Vergueiro”, declarou Cristina de Cássia Mabelini da Silva, diretora de Programas de Educação Inicial e Continuada (DPEC) da EFAP. “Fiquei muito feliz e emocionada com a indicação. Sei que estamos colhendo o fruto do nosso trabalho”, declarou a diretora da escola Miriam Aparecida de Godói Camargo.

Miriam irá, junto com os diretores de outros estados brasileiros, para os Estados Unidos a fim de conhecer um pouco as práticas educacionais norte-americanas. “O Brasil e os estados unidos podem ganhar junto com o intercâmbio e com a troca de ideias”, declarou John Matel, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

A diretora Magnólia Segura Dias da E.E Professora Leia Silva Morais foi, em 2012, para o Illinois. “Foi um experiência muito rica e eu só ganhei coisas boas participando do Prêmio Gestão Escolar”, conta.

Escolas paulistas vencedoras do Prêmio Gestão Escolar 2013

Escola Destaque