Por três séculos, os negros foram escravizados no Brasil e estiveram à margem do acesso à educação, saúde e outros direitos fundamentais. Para tentar reforçar a cultura e a acenstralidade do povo negro, a FlinkSampa promove o Prêmio Jovem Negro de Literatura, que pretende revelar novos talentos. O concurso é aberto a alunos e alundas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) com idades entre 21 e 35 anos. Faça a sua inscrição nesse link até 30 de outubro.
Serão avaliadas obras do gênero romance (narrativa ficcional longa, em prosa, com mais de um personagem) destinada ao público adulto. O material deve conter entre 180 mil a 600 mil caracteres com espaços. As demais especificações constam no regulamento do concurso, disponível aqui.
Os romances serão analisados por comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários. A lista de finalistas será conhecida em março de 2018 e, em junho, divulgados os três primeiros colocados.
Contrato com editora
O vencedor assinará um contrato com a editora Unipalmares e terá a obra publicada com uma tiragem de mil exemplares. O lançamento do livro e a premiação ocorrerão durante a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra 2018, evento realizado pela Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural) e pela Faculdade Zumbi dos Palmares.