quarta-feira, 25/03/2009

Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do CONSED, UNDIME, UNESCO e Fundação Roberto Marinho, dirigido a todas as escolas públicas de educação básica. Visa […]

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do CONSED, UNDIME, UNESCO e Fundação Roberto Marinho, dirigido a todas as escolas públicas de educação básica. Visa estimular a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos por meio da auto-avaliação escolar.

A escola de cada Estado/Distrito Federal selecionada pelo Comitê Estadual de Avaliação recebe o Diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho. Os diretores dessas escolas são contemplados com o Diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior.

Dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar, recebe o prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais), concedido pela Fundação Roberto Marinho e também o diploma Destaque Brasil.

O Prêmio visa a contribuir para que as escolas incorporem a cultura de auto-avaliação do processo de gestão e para destacar e disseminar as experiências de referência – inovadoras e bem-sucedidas – na área. Dessa forma, tem servido como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da gestão escolar, na busca da melhoria da qualidade do ensino.

A participação das escolas estaduais e municipais indica o seu interesse em aprimorar os processos de gestão, entendidos como mobilização, articulação e organização do trabalho coletivo da escola e recursos para a garantia da aprendizagem de seus alunos.

As inscrições encontram–se abertas e os trabalhos tanto das escolas estaduais, como das municipais, devem ser entregues até 01/06/2009 nas Diretorias de Ensino de sua região, que constituirão Comitês Regionais de Avaliação para a seleção dos trabalhos a serem enviados ao Comitê Estadual.