• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 25/02/2018
Boas Práticas

#PrêmioJovemCientista: inscrições estão abertas até 31 de julho

Os 3 melhores trabalhos receberão um laptop cada

Os estudantes do Ensino Médio já podem participar do Prêmio Jovem Cientista 2018. Os interessados devem estar matriculados e frequentando regularmente escolas públicas ou privadas e ter menos de 25 anos até o último dia do ano de 2018. As inscrições podem ser feitas até às 18h00 de 31 de julho (horário de Brasília) nesse link, ou pelos Correios.

O tema da 29ª edição do prêmio é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. O Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento a ser mais bem compreendido e lapidado. A palavra que melhor caracteriza essa condição é diversidade – de recursos naturais, de pessoas e de saberes. A pesquisa científica tem papel fundamental nesse processo, com décadas de aprendizados e soluções que avançam tanto no tema da conservação da natureza, quanto no desenvolvimento e na transformação da sociedade.

O concurso é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição federal de incentivo à ciência e tecnologia, e tem como objetivo impulsionar novos estudos no País e investir em jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade.

Os trabalhos serão avaliados considerando os critérios: mérito e relevância da pesquisa; aplicação prática; originalidade do conteúdo e qualidade da apresentação do projeto.

A divulgação dos resultados ocorrerá até novembro de 2018, por meio de uma coletiva de imprensa e painel com os agraciados, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados pelo presidente do CNPq, em Brasília, e publicados no site do prêmio. Os concorrentes que vencerem do 1º ao 3º lugar receberão um laptop cada.

A documentação enviada pelos Correios, para a categoria “Estudante do Ensino Médio”, somente será aceita se realizada até 31 de julho de 2018. Vale a data do carimbo dos Correios no envelope. O endereço de envio é:

Fundação Roberto Marinho
Rua Santa Alexandrina, 336 – 6º andar – Rio Comprido
20261-232 Rio de Janeiro – RJ