• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/03/2005
Últimas Notícias

Prevenção à Gravidez na Adolescência

Projeto em desenvolvimento nas escolas do Vale do Ribeira enfoca o sonho Escolas de 14 municípios participam do Projeto Vale Sonhar, uma parceria entre o Laboratório Pfizer, Instituto Kaplan, Fundo […]

Projeto em desenvolvimento nas escolas do Vale do Ribeira enfoca o sonho

Escolas de 14 municípios participam do Projeto Vale Sonhar, uma parceria entre o Laboratório Pfizer, Instituto Kaplan, Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Estadual de Educação. Com o objetivo de reduzir o índice de gravidez na adolescência que atingiu cerca de 27 % de jovens da região, o Projeto conta com material didático, treinamento dos educadores e subsídios por meio de oficinas de capacitação em educação para sexo seguro.

O Projeto está em desenvolvimento nas escolas pelas Diretorias de Ensino de Registro, Miracatu e Apiaí e deverá beneficiar diretamente cerca de 12 mil alunos. Além do trabalho desenvolvido junto aos educadores do ensino regular, o ValeSonhar conta com o envolvimento do público que freqüenta o Programa Escola da Família, entre eles educadores, universitários e a comunidade, o que permite uma maior circulação das informações.

O estímulo à prevenção da gravidez está sendo trabalhado por meio dos sonhos. A maioria desses jovens nunca parou para pensar qual o seu projeto de vida, considerando a expressão dos sonhos. Com esse pressuposto, as oficinas irão, na primeira etapa, investir na concretização do sonho de cada um e na definição de um projeto de vida. A partir daí, o adolescente poderá prever o impacto da gravidez em sua vida e se tornar motivado tanto como aprender, como para praticar sexo seguro.

Até o momento, já foram realizadas três oficinas com os temas:

Despertar para o sonho
Nem toda relação sexual engravida
Engravidar é uma escolha

Em 19 de fevereiro, deste ano, aconteceu a primeira supervisão das turmas capacitadas. A segunda está agendada para 16 de abril.

Thais Liberato