sexta-feira, 06/05/2011

Primeira edição do circuito Escola da Família acontece neste sábado em Sorocaba

O evento será realizado no Parque dos Espanhóis, onde serão oferecidos serviços de saúde e corte de cabelo, entre outras atividades gratuitas voltadas à população A ação é promovida por […]

A ação é promovida por sete escolas estaduais, em parceria com ONGs e com as secretarias municipais de Saúde, Cultura e Meio Ambiente

Neste sábado (7/05), no Parque dos Espanhóis, em Sorocaba, acontece a primeira edição do Circuito Escola da Família. O evento é uma iniciativa de sete escolas estaduais, que se uniram com a proposta de estender o programa Escola Família a outros espaços públicos da cidade, ampliando o atendimento à comunidade. A ação conta com a parceria de ONGs e das secretarias municipais de Saúde, Cultura e Meio Ambiente.

Na ocasião, haverá oficinas de artesanato, corte de cabelo, atividades esportivas, recreação, apresentações artísticas, além de equipes de saúde realizando exames preventivos para homens e mulheres. Haverá ainda atendimento veterinário e doação de animais domésticos. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão das 10h às 17h. “É um evento piloto. Vamos avaliar o formato e caso seja positivo devemos envolver mais escolas. Temos vários parques na cidade para os quais podemos levar o evento estendendo o programa para diversas regiões”, disse a supervisora Rossenilda Gomes Farias, responsável pelo Escola da Família na Diretoria de Ensino de Sorocaba.

As sete escolas que promovem a primeira edição do Circuito Escola da Família são: Escola Estadual Arthur Cyrillo Freire; Escola Estadual Beathris Caixeiro Del Cistia. Escola Estadual Enéas Proença de Arruda; Escola Estadual Genésia Isabel Cardoso Mencacci; Escola Estadual José Roque de Almeida Rosa; Escola Estadual Lauro Sanchez; e Escola Estadual Roque Conceição Martins. No total, 36 escolas da rede estadual integram o programa Escola Família em Sorocaba, promovendo atividades gratuitas voltadas à comunidade aos finais de semana.

Evento: Circuito Escola da Família

Local: Parque dos Espanhóis (rua Campos Sales, na Vila Assis)

Data: 7 de maio de 2011 (sábado)

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores do entorno das escolas de todas as idades. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos para realização de atividades esportivas, culturais, de saúde e de trabalho (os quatro eixos do programa) com a comunidade local.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.