• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 30/05/2016
Pais e Alunos

Primeira fase da Olimpíada de Matemática das escolas públicas começa na próxima semana

Competição está marcada para a próxima terça-feira (7), em todo o Brasil

Começa no dia 7 de junho, próxima terça-feira, a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os exames serão aplicados nas unidades de ensino previamente inscritas na competição para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Neste ano, a organização recebeu mais de 17 milhões de inscrições de candidatos em todo o Brasil. A lista dos classificados para a segunda fase sairá em agosto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em 2015, a rede paulista conquistou 756 medalhas. O concurso tem o objetivo de estimular o conhecimento e revelar jovens talentos da disciplina. Na Educação, as Olimpíadas também contribuíram para a formação de clubinhos de Matemática e iniciação científica. No portal do projeto, é possível encontrar material didático, vídeos e provas das edições anteriores. Clique aqui.

A OBMEP é dividida em duas fases. Nesta primeira etapa são 20 questões, diferenciadas por níveis (6º e 7º anos Fundamental; 8º e 9º anos Fundamental; e Ensino Médio). A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP. A parte 2 é discursiva e composta por seis questões.

Além da distribuição de bolsas de pesquisa aos estudantes vencedores, serão entregues às escolas 105 Kits esportivos e 405 Kits de material didático e 15 troféus. Já os professores receberão um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).