quarta-feira, 04/09/2019
EducaSP

Primeira fase do EducaSP bate 17 mil inscritos

Cursos de vivência na graduação começam em outubro, todos serão ministrados na USP

O EducaSP atingiu 17.064 inscritos para a 1º fase, que acontece no próximo mês de outubro. O número confirma a força do programa, destinado a estudantes oriundos de escolas públicas que queiram ter a oportunidade de vivenciar o funcionamento do processo de ingresso em uma universidade pública, estimulando a vivência na rotina da graduação.

A primeira fase do programa é chamada de “Vem pra USP!” e é composta por cinco cursos, todos com 40 horas de duração e duas horas diárias de atividade, sempre nos dias da semana e em contraturno escolar. Os cursos são astrobiologia, robótica, desenvolvimento de aplicativos e jogos, supertecnologias, fotografia e o curso “Quero Engenhar”, que fala sobre os diversos tipos de engenharias na universidade.

Os estudantes irão passar um tempo na universidade, conversar com estudantes da graduação e tirar dúvidas, impressões e pedir conselhos para a vida acadêmica. “É um momento de fundamental importância para o jovem, porque ele entra em contato com a experiência de quem vive na prática a graduação”, comemora Gustavo Mendonça, da equipe da COPED na Educação.

O EducaSP chega à sua terceira edição com sucesso. “A contribuição dos colaboradores foi essencial para que atingíssemos elevado número de escolas em 93% das cidades do Estado de São Paulo”, comemora o idealizador do projeto e vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes. “Trabalhamos para aproximar a Universidade das escolas públicas e, ao mesmo tempo, melhorando a autoestima dos alunos, dos professores e dos envolvidos com o ensino na rede pública”.