• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/11/2006
Últimas Notícias

Primeiro dia de encontro em São Paulo marca entrega do Prêmio Destaque Brasil

Premiação será nesta quinta-feira, dia 30, às 19h30, na sede da Secretaria “É muito importante a participação das escolas no Prêmio. Dessa forma, as outras escolas vêem as experiências realizadas […]

Premiação será nesta quinta-feira, dia 30, às 19h30, na sede da Secretaria

“É muito importante a participação das escolas no Prêmio. Dessa forma, as outras escolas vêem as experiências realizadas e podem replicá-las na sua comunidade”. A declaração foi dada pela secretária de Estado da Educação de São Paulo, Maria Lucia Vasconcelos, durante a entrega do Prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil / Ano base 2005. A atividade integra a IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em São Paulo.

A vencedora

Foi a Escola Luiz Gonzaga Duarte, de Araripina, em Pernambuco. Com 1.967 alunos, a escola prioriza a redução dos índices de evasão e repetência por meio de ações integradas com a família e a comunidade. Ela concorreu com escolas do Ceará, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Tocantins, selecionadas como finalistas entre as 26 escolhidas como Referências em Gestão Escolar de seus estados.

Como foi

A escolha do Destaque Brasil foi realizada durante Seminário sobre Gestão Escolar – organizado pela Fundação Roberto Marinho – com 80 professores e/ou profissionais de gestão da rede estadual de ensino de São Paulo e de outras instituições educacionais. Eles assistiram a vídeos com as experiências das seis escolas finalistas e, por meio de uma votação eletrônica, os professores escolheram a vencedora.

Para todos

Em outro auditório, também na Secretaria de Educação de São Paulo, os secretários estaduais de educação de todo o Brasil que participam da IV Reunião Ordinária do Consed/2006, assistiram ao vivo o anúncio da Escola Destaque Brasil, contando com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. Entre os representantes da escola vencedora, o clima foi de alegria e comemoração.

Videoconferência

Uma das atividades desta quinta-feira, dia 30, foi a videoconferência de apresentação das atividades da Rede do Saber. Na tela, o público assistiu ao pronunciamento do governador Cláudio Lembo, e também conheceu as atividades desenvolvidas em duas escolas estaduais: uma em Registro, no Vale do Ribeira, e outra em Araraquara, no interior do Estado.

 O que é a Rede do Saber

Trata-se de uma rede gestora de formação continuada para agentes educacionais com capacidade para atender – ao mesmo tempo – 12 mil pessoas por dia, utilizando vários ambientes e abrangendo todas as 90 Diretorias de Educação do Estado. A grande meta da é manter atualizados e capacitados os 300 mil profissionais da rede estadual de educação de São Paulo, um trabalho com interferência direta na qualidade de ensino.

Destaque Brasil

O Prêmio é uma realização do CONSED, UNDIME, UNESCO e Fundação Roberto Marinho, com apoio do UNICEF, Embaixada Americana e Conselho Britânico. Tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar. Podem participar escolas de ensino regular das redes públicas de ensino com mais de cem alunos matriculados na educação básica.

A Fundação Roberto Marinho concederá um prêmio de R$ 10 mil para a escola Destaque Brasil e R$ 2 mil para a escola melhor avaliada em cada Estado. A cerimônia de premiação será realizada nesta quinta-feira, dia 30, às 19h30, no salão nobre da na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.