O serviço estará disponível de 6 a 21 de janeiro
Na manhã desta quinta-feira, 06 de janeiro, primeiro dia de transferência de alunos, o telefone 08007700012 da Central de Atendimento da Secretaria de Estado da Educação registrou grande procura. Houve demora acima da expectativa inicial porque muitas pessoas que telefonavam pretendiam preencher mais de uma ficha de transferência e nem sempre estavam com os dados dos alunos em mãos.
Em razão do elevado número de ligações e da demora inesperada, houve congestionamento da linha da Central de Atendimento, que conta com 22 atendentes (11 no período da manhã e 11 no período da tarde), no horário de funcionamento que é das 9h às 18h.
MAL ENTENDIDO
Devido ao congestionamento, muitas das ligações caem na mensagem gravada que avisa que as linhas estão ocupadas e em seguida entra uma música de espera. Pessoas incomodadas pela espera ligaram para a Telefônica, solicitando o número da Central de Atendimento. A companhia telefônica, talvez mal informada, alegou desconhecer o número 08007700012 e informou diversos números da Secretaria, remetendo os interessados para setores que não cuidam da transferência.
Como também muitos pais decidiram ir pessoalmente à Central de Atendimento, foi destacada uma equipe apenas para atender a esta demanda.
É preciso esclarecer que há vagas para todos alunos, e que o critério não é simplesmente a ordem de chegada. Todas as circunstâncias envolvendo cada aluno serão analisadas para o atendimento: aluno que esteja fora da escola, aluno que tenha mudado de cidade ou de endereço na própria cidade, aluno que queira mudar de período, e a proximidade da residência do aluno em relação à escola.
TRANSFERÊNCIAS POR TELEFONE
O sistema de atendimento por telefone foi implantado exatamente para que não haja filas nem que os pais tenham que se deslocar para proceder às transferências.
Espera-se que a demanda seja menos intensa a partir do segundo dia (e é importante lembrar que as transferências prosseguem até o dia 21 de janeiro).
Para que o atendimento seja mais rápido, solicita-se que, ao ligar, as pessoas estejam com todas as informações necessárias a respeito de cada aluno.