terça-feira, 16/02/2021
Sociedade

Pró-Sangue faz apelo por reposição de estoque de sangue em emergência

Instituição opera com 30% das reservas; alguns tipos estão em estado crítico e são suficientes para menos de um dia

Por conta do estoque em nível extremamente crítico, a Pró-Sangue faz um apelo à população para doar sangue. Com o cancelamento do ponto facultativo no Estado de São Paulo e das festas de Carnaval, os locais para doação de sangue da Fundação funcionarão normalmente na próxima semana, seguindo sua rotina convencional de atendimento (ver dias e horários no site www.prosangue.sp.gov.br) .  

Nesse momento, os estoques da Pró-Sangue estão operando com 30% da capacidade. Os sangues O-, O+, A-, A+ e B- estão em estado de emergência, ou seja, são suficientes para menos de um dia. Já o tipo B+ está crítico, dando suporte ao abastecimento por 1 dia.  

Pandemia e vacinas  

 Nas últimas semanas, a Pró-Sangue registrou uma queda significativa na doação. O curso prolongado da pandemia contribuiu muito para este cenário, mas a doação de sangue continua sendo segura. A Fundação segue rigorosamente todos os protocolos recomendados e mantém as boas práticas preventivas para o enfrentamento do coronavírus.  

A Pró-Sangue alerta também sobre a importância de a população doar sangue antes da vacinação contra a Covid-19, devido a um período de inaptidão das vacinas: 48 horas, no caso da Coronavac; e de 7 dias, para a Oxford.  

Assim, a recomendação é que as pessoas doem sangue antes de se vacinar. É rápido e seguro. Basta fazer o agendamento pelo site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br), no qual é possível escolher o local, dia e horário mais conveniente.  

Serviço – Para doar sangue é muito simples. O candidato deve fazer o agendamento no site (www.prosangue.sp.gov.br). Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor. 

Aliado a isso, o candidato deve estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. 

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.  

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença (no site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção).  

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. E não deixe de conferir o horário de atendimento dos postos.  

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).