• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/10/2013
Pais e Alunos

Mais de 15 mil alunos farão prova de seleção do estágio do Acessa Escola no domingo (20)

Prova acontece às 13h e, para não perder a hora, é preciso ficar atento ao horário de verão

Acontece no próximo domingo (20) a prova de seleção para alunos da rede estadual interessados em atuar como estagiários do Acessa Escola, programa pioneiro de inclusão digital da rede de ensino. No total, mais de 15 mil estudantes disputam as 2 mil vagas oferecidas.

A prova acontece a partir das 13h e, para não perder o horário, é importante ficar atento às mudanças do horário de verão, que acontecem à meia noite do domingo. Nesse momento, os relógios devem ser adiantados em uma hora.

Locais do prova

Os candidatos podem conferir aqui os locais de prova. O processo seletivo não é eliminatório e, sim, classificatório. Isso que indica que os alunos não chamados na primeira convocação podem ser acionados em outras oportunidades. Os resultados devem ser publicados a partir da primeira semana de novembro.

Hoje, a iniciativa conta com 9 mil alunos estagiários, todos devidamente capacitados. Os novos estudantes se juntarão a esse número e atuarão nas 3.723 unidades escolares que já contam com o programa e, também, nas outras 453 escolas que serão contempladas com o Acessa Escola durante o primeiro semestre de 2014.

No estágio, os jovens atuam como monitores nas salas de informática das escolas estaduais. A carga horária é de quatro horas, de segunda a sexta-feira, e pode ser cumprida nos períodos manhã, tarde ou noite. Os alunos recebem uma bolsa de R$ 380, além de auxílio transporte.

E se você ainda tem dúvidas sobre o Acessa Escola, confira um vídeo especial que reúne questões enviadas por estagiários do programa, usuários dos laboratórios e professores. O material esclarece temas como o papel e as tarefas dos estagiários e dos educadores do programa, bem como questões sobre as férias e o tempo de estágio dos universitários que trabalham no Acessa Escola. Confira!

Acessa Escola

O Acessa Escola é um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

O programa objetiva a promoção da inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio das salas do Acessa Escola, alunos da rede estadual podem participar de cursos online e oficinas propostas pelas instituições de ensino, garantindo assim sua evolução e aprendizado em plataformas digitais.

Desde a sua implantação, o programa alcançou a marca de 83 milhões de atendimentos, uma média 45,4 mil por dia. São alunos, professores e servidores da educação orientados sobre como utilizar a internet de forma segura e voltada ao ensino.

20130924_5anos_acessa_escola_700

Um projeto por dia

Além do estágio e da preparação para o mercado de trabalho, os alunos também são incentivados a criar projetos virtuais que auxiliam a comunidade escolar no uso da internet de forma segura e voltada à cidadania. Em média, eles criam um novo projeto por dia, como blogs, sites, oficinas e ações multimídia. Entre as iniciativas estão blogs de incentivo à leitura, videoclipes de direitos humanos e tutoriais para o uso seguro da internet.

A iniciativa tem o objetivo de oferecer um espaço de visibilidade, compartilhamento, apoio e suporte a ideias, ações, iniciativas e projetos desenvolvidos por toda comunidade escolar.  Quer saber como cadastrar sua iniciativa? Clique aqui!