• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/06/2019
Cursos para professores

Processo seletivo do projeto Líderes Públicos é prorrogado até 04 de julho

Iniciativa visa formar e selecionar líderes e gestores na rede pública

O processo seletivo para o programa Líderes Públicos foi prorrogado até a próxima quinta-feira, dia 04 de julho. O processo é feito apenas pela internet.

Inscreva-se na página do projeto. Basta clicar no campo “Inscrições”

A iniciativa visa selecionar e formar líderes e gestores para a rede pública com critérios claros e racionais de avaliação. É o que já é feito na gestão de pessoas do setor público, mas com base de conhecimento voltada para a educação, valorizando o processo de aprendizagem dos estudantes.

“O mais difícil na gestão é a gestão de pessoas. Ter uma relação próxima com professores e diretores é o primeiro passo para implementar mudanças e melhorias na escola”, explica o secretário Rossieli Soares, que participou do lançamento do projeto ainda neste mês. A ideia é que o Líderes Públicos se expanda e forme também coordenadores e diretores de escolas. “Queremos um modelo de gestão que valorize o que já está estabelecido e que foque no compromisso e no resultado desejado pela gestão”, finaliza.

O processo seletivo contém oito etapas. Há uma análise curricular e depois uma análise de referência profissional, no qual o histórico do profissional será verificado. Depois, o inscrito passa por um teste de perfil, feito numa ferramenta online, que reflete e pondera características da personalidade de cada um. Por fim, há uma pesquisa de crenças, entrevista de mapeamento de competências, avaliação de ação de melhoria do Ideb e duas entrevistas: uma com um especialista do governo e outra com um gestor direto.

Além de formar e capacitar gestores, o projeto Líderes Públicos quer valorizar os bons profissionais da rede. As ideias e boas ações serão escutadas e ampliadas, como forma de aumentar as perspectivas de atuação do professor que faz a diferença em sua comunidade, como explica Caetano Siqueira, coordenador do COPED. “Queremos trazer para toda a rede o que já vem acontecendo de bom em vários lugares do estado, além de desenvolver habilidades fundamentais para os estudantes”.

O projeto Líderes Públicos está inserido no Inova Educação, nova política educacional lançada em 2019 e que visa aproximar o estudante da escola, propondo uma formação mais humana e conectada com o estudante. Ao todo, 31 diretorias de ensino estão envolvidas no processo – CONFIRA ABAIXO:

Diretorias de Ensino envolvidas no processo seletivo

CAPITAL INTERIOR
Centro-Oeste Adamantina José Bonifácio
Leste 1 Americana Limeira
Leste 2 Araçatuba Lins
Leste 3 Araraquara Marília
Sul 1 Birigui Miracatu
Sul 2 Bragança Paulista Pindamonhangaba
GRANDE SÃO PAULO Campinas Oeste Pirassununga
Mauá Capivari Presidente Prudente
Mogi das Cruzes Itapeva Ribeirão Preto
Osasco Itararé São José dos Campos
Suzano Jacareí São Roque
Jales Sumaré