sexta-feira, 11/10/2013
Sociedade

Produções de alunos de escolas estaduais são premiadas em clima de “Oscar”

Jovens que produziram curta-metragens, documentários e videoclipes participam do evento

Com direito a tapete vermelho, acontece nessa sexta-feira (11), às 17h, a entrega dos prêmios para os jovens cineastas das regiões de Itaquaquecetuba e Poá. Com ares de “Oscar”, o Festival de Cinema da Educação premia categorias como melhor diretor, roteiro, ator e figurino.

As produções que disputam o prêmio são de autoria de cerca de 400 estudantes, que estudam em 25 escolas estaduais da região.  Os curtas-metragens, documentários e videoclipes concorrentes foram produzidos ao longo do ano de 2013.

O evento é organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Itaquaquecetuba, uma das idealizadoras do projeto Cine&Arte, que já  está na 5ª edição. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e atrelar conceitos pedagógicos e educativos aos filmes.

Os três melhores filmes de cada gênero serão premiadas com troféus, além de premiações por categorias referente a cada um dos gêneros. A equipe de jurados será formada por Alex Sandro Moletta, roteirista e educador de arte, Helga Baeta, atriz e roteirista, Mariana Villaça, mestre e doutora em história integrante de estudos relacionados ao cinema latino-americano e audiovisual, Silvio de Carvalho Filho, programador gráfico, fotógrafo e jornalista, e Carlos de Niggro, ator e produtor.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O projeto já se tornou uma tradição aqui nas escolas da região. Nós percebemos que os alunos passam a ter uma visão diferente do conteúdo de artes e notamos maior humanização do projeto pedagógico proposto pela escola, além de abrir novos caminhos artísticos e culturais para os nossos alunos e professores”, explica Marli Rodrigues Siqueira, dirigente regional de ensino.

Emoção e expectativa

“Eu aprendi muito com essa experiência e decidi investir na minha carreira”, afirma empolgada a vencedora da categoria “Melhor Atriz” em 2012, Mirian Lima. “Eu não esperava esse resultado e agradeço muito por ter dito essa oportunidade”, finaliza.

No dia da cerimônia, o auditório estava cheio. Os aplausos e a alegria contagiante, de cerca de 350 alunos de Itaquaquecetuba, mostraram a empolgação da plateia. Confira aqui como foi a entrega do “Oscar” de Itaquaquecetuba em 2012.

Premiação do Cine&arte 2013
Data: sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Horário: 17h
Local: auditório CEMFORPE, rua Antenor Leite da Cunha, 55, Vila Nova Mogilar, Mogi das Cruzes, SP