• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/02/2018
A Escola Que Queremos

#Professor: confira lista de filmes e séries para se inspirar

EFAP fez levantamento de títulos que auxiliam educadores e também alunos no debate de temas atuais em salas de aula

A vida imita a arte, ou a arte imita a vida? Essa ainda é uma questão sem resposta definida, mas uma coisa é certa: é possível aprender, e muito, com series e filmes. Geralmente, as películas nos fazem repensar alguns conceitos e nos ajudam a encontrar soluções para problemas reais. Pensando nisso, a EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores) listou alguns títulos para ajudar os professores e também os estudantes da rede pública estadual a lidar com alguns temas presentes nas escolas, na Sessão Pipoca.

A série espanhola Merlí foi criada em 2015 e já está na segunda temporada. A mistura de comédia e drama, dirigida por Héctor Lozano, conta a história de um professor de Filosofia do Ensino Médio que divide opiniões. Suas aulas passam longe do jeitão tradicional e ele investe em metodologias que motivam seus alunos ao questionamento e à reflexão. Apesar de ser admirado pela maioria dos alunos, não encontra apoio dos pais e dos colegas de trabalho, o que acaba colocando seu emprego em risco.

Em 2017, a National Geographic investiu na sérei Genius, que apresenta, em cada temporada, a biografia de alguma mente brilhante que fez a diferença na história da humanidade. Para começar o projeto, que tem a direção de Ron Howard, 10 episódios narram a vida de Albert Einstein. Não tem como não se inspirar em um gênio desse calibre, ainda mais quando o diretor escolhe abordar fatos pouco conhecidos pela grande maioria das pessoas. Além das suas descobertas inovadoras que remodelaram a ciência moderna, explora suas lutas para ser um bom marido, pai e homem de princípios durante um período de agitação global. Pablo Picasso será o gênio retratado na segunda temporada, com estreia marcada para 2018.

Sucesso com um público de todas as idades, 13 Reasons Why, baseada no livro Thirteen Reasons Why (Os 13 Porquês). A história é narrada por Clay Jensen, um adolescente que, ao voltar da escola, encontra na porta de sua casa uma caixa contendo sete fitas cassete, gravadas por Hanna Baker – uma colega de classe que havia se suicidado semanas antes. Na fita, Hanna explica os 13 motivos que a levaram à decisão de tirar a própria vida. A série faz um alerta e levanta questões sobre bullying, depressão e abuso sexual e suas consequências na fase da adolescência. Um assunto que deve ser abordado a todo momento nas escolas.

As dicas da EFAP não acabam por aí, clique nos links abaixo e confira outros títulos. Depois, é só estourar aquela pipoquinha e passar horas aprendendo e se emocionando.

Sessão Pipoca 2Sessão Pipoca 3;  Sessão Pipoca 4