• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/09/2012
Imprensa

Professor da rede estadual é classificado para o Programa Líderes Internacionais em Educação

Jorge Wilson da Conceição é docente na Escola Estadual Maria Leoni, localizada na cidade de Guarulhos Sete docentes de inglês que atuam em escolas públicas de todo o país foram […]

Jorge Wilson da Conceição é docente na Escola Estadual Maria Leoni, localizada na cidade de Guarulhos

Sete docentes de inglês que atuam em escolas públicas de todo o país foram selecionados e farão o curso com duração de cinco meses

O professor Jorge Wilson da Conceição, da Escola Estadual Maria Leoni, situada na cidade de Guarulhos, está entre os classificados para o Programa Líderes Internacionais em Educação 2013 (Ilep). No total, sete docentes de inglês que atuam em escolas públicas de todo o país foram selecionados e participarão do curso que terá duração de cinco meses.

O grupo viaja em janeiro para Washington, nos Estados Unidos, onde receberá treinamento intensivo em metodologias e estratégias de ensino, planejamento de aula, liderança e uso de tecnologias. O programa inclui ainda estágio em uma escola de Ensino Médio norte-americana para que eles possam interagir e praticar seus conhecimentos com colegas de profissão e estudantes nos Estados Unidos.

A expectativa de Jorge, que há 14 anos leciona na rede estadual, é que o curso contribua para sua prática pedagógica. “Meus alunos ganharão muito com isso, já que a qualidade das minhas aulas certamente vai melhorar com o conhecimento adquirido no curso. Além disso, tenho interesse nas propostas de formação de professores e pretendo atuar nessa área depois que regressar ao Brasil”, afirma.

Promovido pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Ilep tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino do idioma, criar entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos e desenvolver relações produtivas e duradouras entre docentes. Esse é o 4º ano em que o Brasil participa da iniciativa. Até hoje, 25 professores brasileiros viajaram para os EUA para realização do curso.

De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, a análise da documentação foi extremamente criteriosa devido ao altíssimo nível dos candidatos e ao número limitado de vagas. Além da avaliação do material dos candidatos, das respostas para cada uma das perguntas do formulário, também foram considerados o detalhamento das cartas de recomendação das escolas, o nível de inglês e o potencial dessa oportunidade para o interessado.