Para estimular a leitura e a discussão crítica por meio de obras de autores consagrados da ficção científica e de novos autores e escritores brasileiros, o professor Osame Kinouchi Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), criou o Clube de Leitura Le Guin.
O foco são os universitários, segundo o professor. “Há estudos que indicam que o nível de leitura de revistas e livros cai depois que o calouro ingressa na universidade”, pontua o docente ao Jornal da USP.
No entanto, o público também pode participar do clube, que terá à disposição mais de 1,2 mil títulos do acervo da Biblioteca Roberto C. Nascimento, do Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria do Departamento de Física da FFCLRP.
Inspiração
O nome do clube foi inspirado na escritora norte-americana Ursula K. Le Guin, premiada por suas obras de ficção científica e fantasia que abordam questões humanas e sociais, utilizando a Antropologia, a Sociologia e as Ciências Políticas. O professor acredita que a iniciativa pode estimular os participantes a escreverem seus próprios textos.
As atividades começaram no dia 10 de outubro e os encontros serão realizados a cada 14 dias, sempre aos sábados, às 17h, pelo Google Meet. O próximo será no dia 24 de outubro.
Os interessados devem entrar em contato com o professor Kinouchi Filho pelo e-mail okinouchi@gmail.com para receber o link da reunião e o PDF do material a ser debatido.