• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/06/2020
Centro de Mídias SP

Professor da USP fala sobre relações psicossociais na Educação pós pandemia

Marcelo Afonso Ribeiro conversou com servidores da rede estadual através do Centro de Mídias SP

Nesta segunda-feira (29) o Centro de Mídias SP (CMSP) recebeu o professor doutor da USP Marcelo Afonso Ribeiro, que falou com servidores da rede estadual sobre o convívio social do ponto de vista da psicologia neste período de pandemia. O secretário executivo de educação Haroldo Corrêa Rocha mediou a conversa. Os encontros com especialistas em saúde mental e emocional estão sendo promovidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Para Marcelo, que também é pesquisador e coordenador do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho, a pandemia é uma experiência inédita e que colocou em xeque dois pilares que dão segurança a vida, a saúde e ao trabalho, e mostrou que somos todos vulneráveis. “Todo mundo perdeu alguma coisa, todo mundo sacrificou alguma coisa, uns mais, outros menos.”

O professor explicou que, pelas várias experiências de confinamento e isolamento com fatores diversos e pessoas diferentes, não é possível fazer uma análise uniforme e homogênea do impacto psicossocial. “Obviamente falamos sobre uma projeção, mas cada um reage de uma maneira muito distinta. Às vezes a não consciência de que somos vulneráveis é que faz com que as pessoas tenham a vida desregrada na alimentação ou na não-prática de atividades físicas, por exemplo, que são elementos que compõe o emocional de cada um,” complementou o secretário executivo Haroldo Rocha.

Marcelo Afonso Ribeiro avaliou que para alguns alunos a situação atual pode ser considerada um aprendizado para a vida, mas alerta que para jovens que já não tinham grandes perspectivas para a futuro a pandemia pode resultar no abandono escolar. “Os alunos que estão na 3ª série do ensino médio estavam preparando este ano para concluir um ciclo de vida e vai ser uma conclusão totalmente diferente do que eles planejaram. Isso vai impactar, provavelmente, no que eles imaginavam para o ano seguinte.”

No chat do CMSP durante a transmissão professores da rede estadual aprovaram as ponderações do professor. “Ótima formação”, “Fala excelente para o momento”, “Momento de reflexão e oportunidade”, foram alguns dos comentários.