• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/01/2007
Últimas Notícias

Professor de Escola Estadual da Capital lança livro sobre o processo de leitura em sala de aula

Objetivo é discutir o texto para que os alunos construam o sentido do material escrito e possam refletir sobre ele “A leitura na Prática do Professor Reflexivo”. Este é o […]

Objetivo é discutir o texto para que os alunos construam o sentido do material escrito e possam refletir sobre ele

“A leitura na Prática do Professor Reflexivo”. Este é o nome do livro lançado recentemente pelo professor doutor Marco Antonio Palermo Moretto, da Escola Estadual Alexandre de Gusmão, no Ipiranga, zona sul da Capital. A obra com 156 páginas, publicada pela Editora Espaço Editorial, apresenta a pesquisa realizada no curso de doutorado, na PUC/São Paulo, na área de lingüística aplicada e estudos da linguagem.

 

 

Mais sobre a obra

Diante da dificuldade dos alunos em dar sentido ao texto poético, foi aplicada uma nova metodologia chamada de protocolo verbal em grupo. O objetivo é discutir o texto para que os alunos façam a construção do sentido do texto e possam refletir sobre ele. A prática está ligada ao perfil do professor reflexivo, ou seja, aquele que dá voz ao aluno para o trabalho em sala de aula.

A publicação é voltada principalmente para professores de língua portuguesa, alunos, interessados em trabalhar com leitura de textos em sala de aula e pesquisadores de pós-graduação. Os interessados podem encontrar a publicação nas livrarias e em sites especializados.

O autor

Marco Antonio Palermo Moretto é professor universitário da Unifai e Uniabc – em Santo André; licenciado em Letras, Pedagogia, Filosofia; bacharel em Comunicação Social; especialista em Literatura Brasileira; mestre em Educação pela USP e doutor em Linguística Aplicada pela PUC/ São Paulo. Também teve contos publicados pela revista de estudos e comunicações Lumen.

Celso Bandarra