• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/07/2013
Professores e Funcionários

Professor de física é selecionado para fazer curso em centro de pesquisas na Suíça

Quando voltar ao Brasil, o educador planeja compartilhar a experiência com os demais docentes

O professor de física James Coleman, que leciona na E.E. Professor Joaquim de Toledo Camargo, da cidade de Itirapina, no interior paulista, é um dos 30 educadores brasileiros selecionados para participar de um curso de extensão no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A viagem, organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), acontece no dia 28 de agosto. Esta será a primeira vez que James deixará o solo brasileiro. Do País, o professor seguirá para a Universidade de Lisboa, em Portugal, onde passará por treinamento para conhecer a rotina do Cern.

O centro é referência mundial na área de pesquisas científicas por abrigar o LHC (Large Hadron Collider), maior acelerador de partículas do mundo. O equipamento permite destruir um átomo e analisar a estrutura da matéria.

A notícia da seleção foi um presente para James, que completa 10 anos de docência. “Como professor, visitar o lugar onde são realizadas pesquisas e conhecer com exclusividade o conteúdo que usaremos em sala de aula é a concretização de um sonho profissional”, conta o professor.  

Colóquio de física

Para concorrer, cada candidato elaborou uma proposta de divulgação do Cern. Coleman se comprometeu a promover um colóquio de física na unidade escolar em que leciona e compartilhar o conteúdo aprendido no Cern com professores coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos.