O professor de física James Coleman, que leciona na E.E. Professor Joaquim de Toledo Camargo, da cidade de Itirapina, no interior paulista, é um dos 30 educadores brasileiros selecionados para participar de um curso de extensão no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça.
A viagem, organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), acontece no dia 28 de agosto. Esta será a primeira vez que James deixará o solo brasileiro. Do País, o professor seguirá para a Universidade de Lisboa, em Portugal, onde passará por treinamento para conhecer a rotina do Cern.
O centro é referência mundial na área de pesquisas científicas por abrigar o LHC (Large Hadron Collider), maior acelerador de partículas do mundo. O equipamento permite destruir um átomo e analisar a estrutura da matéria.
A notícia da seleção foi um presente para James, que completa 10 anos de docência. “Como professor, visitar o lugar onde são realizadas pesquisas e conhecer com exclusividade o conteúdo que usaremos em sala de aula é a concretização de um sonho profissional”, conta o professor.
Colóquio de física
Para concorrer, cada candidato elaborou uma proposta de divulgação do Cern. Coleman se comprometeu a promover um colóquio de física na unidade escolar em que leciona e compartilhar o conteúdo aprendido no Cern com professores coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos.