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segunda-feira, 28/11/2016
Ensino Fundamental

Professor fala sobre projeto de redação que propôs a partir do resultado do Saresp

Educador irá apresentar a atividade numa escola pública da Itália, em janeiro

Há 12 anos, o professor de Língua Portuguesa, Wagner Siqueira, teve uma notícia ruim ao saber que seus alunos de Ensino Médio não tinham alcançado o desempenho esperado no Saresp, avaliação aplicada pela Educação com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista. A partir disso, o educador criou o projeto Penso, Logo Escrevo, no qual passou a promover atividades regulares de produção textual afim de melhorar a aprendizagem dos estudantes. A ação também contou com a parceria de uma empresa holandesa.

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“Comecei a fazer com que a redação passasse a ser uma atividade contínua em sala de aula, mas com um diferencial: os alunos que iriam sugerir os temas. Geralmente eles propõem assuntos ligados ao dilema dos jovens, como sexualidade, primeiro emprego, violência, drogas, enfim”, afirma o professor, que em 2009 foi vencedor do prêmio Professores do Brasil.

Os jovens, em sua maioria de Ensino Médio, são convidados a apresentar e ler para a sala de aula sua redação, que em seguida é debatida por todos os outros alunos e pelo professor. “Com esse projeto pude perceber uma melhora na corresponsabilidade dos alunos. Eles passaram a perceber a importância de se valorizar a redação e, consequentemente, uma avaliação”.

“O aluno precisa vivenciar, ter a experiência concreta desse aprendizado. Depois desse projeto eu tive uma reviravolta em minha vida, eu meu trabalho. E pude perceber isso também nos alunos para os quais eu lecionei ao longo desses anos”, conta.

Trabalho com obras da Fuvest e Unicamp

Professor da rede estadual paulista há 22 anos, Wagner começou a aplicar a atividade na E.E. Jardim Iguatemi em 2012, unidade de ensino onde leciona até hoje. Neste ano, junto com os alunos, propôs que o projeto trabalhasse com as obras literárias que caem nos vestibulares da Fuvest e Unicamp. “Os alunos leram as obras e representaram o conteúdo na forma de teatro. Entre uma apresentação e outra, lemos as melhores redações do ano”.

Em janeiro próximo, o educador estará na Itália, para apresentar a atividade em uma escola pública do norte do país. “Esse projeto é 100% rede estadual. Espero que possa servir de exemplo para outros professores de Língua Portuguesa”, conclui o educador.

Relembre as principais informações sobre o Saresp

A Educação definiu para os dias 29 e 30 de novembro as datas de aplicação da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). A avaliação tem por objetivo identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa escolar e a eficiência do currículo adotado em São Paulo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Participam da prova estudantes dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio.

As provas acontecerão nas escolas estaduais e serão acompanhadas, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar, e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.

Clique aqui e relembre as principais informações sobre a avaliação.