• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/07/2019
Cursos para professores

#Professor: MIS discute cinema e psicanálise na próxima semana

Encontro é gratuito e acontece na próxima terça (16)

Na próxima terça-feira (16), o MIS realiza mais uma edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise. Dessa vez, o filme debatido será A prece, de Cedric Kahn. A sessão tem entrada gratuita e acontece no Auditório MIS (172 lugares). Logo após acontece um debate com a psicanalista convidada Maria de Lurdes Zemel e com o jornalista Naief Haddad. A diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, Luciana Saddi, mediará a conversa.

O Ciclo de Cinema e Psicanálise pretende discutir, à luz da Psicanálise, algumas questões suscitadas por obras do cinema moderno e contemporâneo. A grande inspiração é o ensaio O mal-estar na civilização (1929), escrito por Freud. Nele, o psicanalista afirmava que o progresso civilizatório e tecnológico cobrava um elevado preço do indivíduo. Por consequência, o homem se tornava refém do sentimento de culpa inconsciente e de constante mal-estar, ambos impeditivos da fruição da felicidade.

O filme francês é de 2018 e narra a história de um dependente químico que decide participar de uma comunidade de ex-usuários de drogas que vivem isolados nas montanhas e usam a oração como uma forma de cura. As discussões levarão em conta o trabalho de Freud e o filme, que tem um final surpreendente.

Professores de toda a rede pública estão convidados para o encontro.

Serviço

DATA: 16.07, terça-feira
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Auditório MIS
INGRESSO: Gratuito. Ingressos distribuídos uma hora antes Recepção MIS
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos