• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/12/2018
A2img/Luis Blanco
Notícia

Professor: Saiba como criar um blog com os conteúdos abordados em sala

Plataformas digitais e conteúdos interativos tornam o ensino mais acessível e dinâmico para os jovens

Nos dias de hoje, a internet é uma grande aliada do conhecimento. É através dela que muitos alunos podem buscar conteúdos diversos e ter fácil acesso a diferentes formas de aprendizados, como textos, vídeos, animações, podcasts, entre outras.

Mas além dos estudantes, muitos professores também podem aproveitar para migrar parte do conteúdo abordado em sala de aula para o universo digital. A utilização de blogs como ferramentas educativas, por exemplo, é uma forma de tornar o ensino muito mais dinâmico e prático para os jovens de hoje.

Na rede estadual de ensino, a interação entre tecnologia e sala de aula está cada vez mais frequente. Por isso, separamos algumas dicas para tornar o conteúdo pedagógico ainda mais interessante na web. Confira:

Linguagem

A linguagem usada em sala de aula ganha nova roupagem no mundo virtual. O vocabulário pode ser mais leve e, o mais importante, os longos textos de livros e apostilas devem ganhar versões mais enxutas.

O ideal é publicar textos com parágrafos curtos, intercalados por espaços. A técnica evita que a página pareça “blocada” aos olhos de quem lê.

Formato

Na internet, imagens e vídeos tornam qualquer conteúdo mais atraente. Por isso, a dica é utilizar fotos para ilustrar os posts sempre que possível, assim como outros conteúdos como vídeos e podcasts.

Atualização

Não há nada mais desestimulante para o admirador de uma página do que encontrá-la sempre desatualizada. Com o tempo, os seguidores perdem o interesse e deixam de visitar o blog que não apresenta novidades.

Para manter os alunos e outros leitores por perto, é recomendável atualizar a página, ao menos, duas vezes por semana.

Conteúdo

O ideal é que a ferramenta seja uma forma de complementar o que é ensinado na escola, oferecendo, por exemplo, atividades extras ou indicações de sites relacionados à disciplina para a consulta dos alunos.

Ferramentas

Com as dicas em mãos, é hora de criar sua página. Existem ferramentas gratuitas e fáceis de usar para hospedar o seu blog. Entre as possibilidades estão as plataformas WordPress e Blogger.