quarta-feira, 02/08/2017
Pais e Alunos

Professor Salim dedicou uma vida inteira à Educação

Atuante na região de Bragança Paulista, o educador se tornou referência sobre como viver em comunhão

Bragança Paulista teve um início de semestre difícil, e a cidade sentiu com pesar a perda de um dos mais atuantes educadores da região, o professor Salim Andraus Júnior. No município, foi professor, diretor escolar, supervisor de ensino e dirigente regional de ensino pela rede pública paulista. Além disso, atuou na área da educação especial e foi professor universitário em diversas instituições de ensino de 1983 a 2013.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em Salim Andraus a motivação e a gratidão aos colegas de trabalho da Educação sempre foram características muito fortes. Certa vez, em discurso proferido na Câmara Municipal de Bragança Paulista, o professor afirmou que “só conseguiremos realizar um trabalho coerente e consistente se tivermos pessoas que nos ajudem, e aqui eu quero render os meus mais sinceros agradecimentos a cada educador pela oportunidade de trabalharmos juntos”, destacou o Mestre.

“É difícil entender… o quanto será o nosso faltar. O amigo de todas as horas, a vibração da sua alegria, seu entusiasmo, seu gosto pelo desafio e a justiça sempre pautada em tudo. Tinha planos para mais um século de vida”, explana a diretora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Bragança Paulista, Andréia Orlandini Saracchini, ao lembrar de Salim Andraus.

A Secretaria de Estado da Educação agradece ao professor Salim pelos longos anos que se dedicou a ensinar os alunos da rede pública estadual e presta essa singela homenagem em sua memória. Que todos tenham em mente os princípios desse homem que entendia a responsabilidade que é educar.

Sobre o professor Salim

Salim Andraus Júnior foi graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC (1976), em Pedagogia (1979) e em História (1982) pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, especializado em Deficientes Mentais (1986) e em Formação de Psicólogos (1977) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC, além de Mestre em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade São Francisco (1997) e inúmeros outros cursos de extensão. Exerceu as atividades de Secretário Municipal de Educação em Itatiba e Morungaba, destacando-se em trabalhos na área de prevenção ao uso indevido de drogas.

Sempre compartilhando o seu conhecimento com os demais colegas e amigos, ele deixou um legado memorável por onde passou. Agradecemos imensamente pelo tempo que pudemos conviver com ele, que sempre será lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade única com a qual lidava com as adversidades e conflitos humanos, além do profundo amor que demonstrava pelos alunos. Sempre será um exemplo de gestão democrática.

Neste momento difícil, procuramos nos lembrar da frase que o próprio Professor Salim sempre enfatizava, do autor Antoine de Saint-Exupéry: “Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.