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quarta-feira, 12/04/2017
Ensino Fundamental

Professor usa música para ensinar Língua Portuguesa aos alunos do Ensino Fundamental

Prática diversificada na E.E. Sérgio Estanislau de Camargo está atrelada ao Currículo Oficial

As aulas de Língua Portuguesa dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da E.E. Sérgio Estanislau de Camargo, na Zona Leste da capital, ganharam reforço. Atrelada ao Currículo Oficial do Estado de São Paulo, a música é a ferramenta pedagógica usada pelo músico e professor Igor Fernando da Costa Cavalcante para lecionar a disciplina.

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“No ano 2000, ainda estudante do curso de letras e músico curioso, comecei a trabalhar nas minhas aulas, para que os alunos tivessem um pouco mais de interesse, a questão da música, que é uma coisa que eles gostam, que eles têm facilidade, e que eles se identificam”, explicou o professor, que leciona nesta unidade e mantém a prática ativa deste 2010.

A aluna Thais Rodrigues Gomes relata que desde o início do ano letivo, a prática é aplicada nas aulas para a turma. “A gente aprendeu muitas coisas já. A gente aprendeu relatos, textos narrativos, as linguagens formal e informal. Acontecem muitos debates na sala de aula, a gente faz uma roda de conversa que é muito bom, e toda a minha sala gosta muito disso, aí a gente fala sobre as músicas e sobre as lições”, disse.

De acordo com Igor, a música ajuda os alunos a assimilarem melhor o conteúdo. “Normalmente, nos debates, eu escolho junto com os alunos as músicas que serão transformadas em paródias usando os elementos propostos no Currículo. Por exemplo, nas turmas de sétimos anos, estou trabalhado os relatos textuais, parodiando a canção “Que sorte a nossa”, que é interpretada pela dupla sertaneja Matheus & Kaun, explicou.   

A diretora da escola, Sebastiana Aparecida Oliveira, disse que a prática pedagógica conquistou alunos e professores e que a equipe gestora está sempre aberta para receber novos projetos que contribuam para o desenvolvimento dos estudantes. “É um trabalho feito com muito carinho e dedicação, em que os alunos se sentem importantes e pertencentes à nossa escola. Eu sempre apoiei e sempre vou apoiar essas atividades”, disse.

O professor relatou que ao usar a música com fins pedagógicos foi possível avaliar a melhora no desempenho dos alunos, percebida desde o capricho ao nas lições no caderno até as notas no final de cada bimestre.

Prática se estende aos finais de semana

Aos finais de semana, no Programa Escola da Família, Igor empresta o seu dom à toda a comunidade. Nesta unidade escolar, ele mantém o Projeto Coral, desde 2011. “Algumas músicas que usamos em sala, eu levo para que a comunidade também tenha contato com o que ensinamos aos alunos dentro da sala de aula. Além disso, ensaiamos cantatas e músicas festivas para serem apresentas aos que não participam do projeto”, disse.

O professor Igor mantém um Canal em que compartilha o conteúdo trabalhado na escola.