terça-feira, 18/10/2016
Boas Práticas

Professor utiliza técnica “mindfulness” para aliviar stress pré-vestibular nos alunos

Atividade aconteceu na E.E. Gabriel Pozzi, em Limeira

Ao mesmo tempo em que as confraternizações começam, o fim do ano marca também o início dos principais vestibulares do país. E a pressão de ter que tirar uma boa nota para entrar na universidade dos sonhos muitas vezes atrapalha o estudante. Partindo desta premissa, o professor Alexandre Francisco, da E.E. Gabriel Pozzi, realizou uma atividade inusitada com os jovens do Ensino Médio, com o objetivo de aliviar o stress pré-vestibular.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na ocasião, o professor reuniu os alunos no pátio, logo após o horário de almoço e, com colchonetes no chão, aplicou a técnica “mindfulness”, no qual os praticantes fazem uma pausa para esquecer os problemas do trabalho, discussões de relacionamento, emails e notificações de redes sociais não lidas, entre outras situações estressantes do cotidiano, por meio da meditação.

“No primeiro semestre percebemos que os alunos estavam muito nervosos com os vestibulares. Por isso, decidimos aplicar essa técnica de relaxamento nos jovens. E foi muito positivo”, destaca o educador.

Sobre a técnica

O termo mindfulnees, em português, significa “atenção”. Em geral a atividade deve ser realizada em locais tranquilos, que permitam total concentração para que o praticante possa diminuir o stress do dia-a-dia e treinar o cérebro a ser mais consciente.