quarta-feira, 07/07/2004

Professor voluntário enriquece aulas de geografia de Itapeva e Região

Na última semana, o professor universitário Luciano Brunelli ofereceu voluntariamente aos professores da Diretoria de Ensino de Itapeva palestra de Geografia Física com ênfase em Cartografia. Os temas desenvolvidos pelo […]

Na última semana, o professor universitário Luciano Brunelli ofereceu voluntariamente aos professores da Diretoria de Ensino de Itapeva palestra de Geografia Física com ênfase em Cartografia. Os temas desenvolvidos pelo palestrante foram: aplicações profissionais da cartografia; a cartografia na história; a importância da cartoria; os novos ramos de aplicação do GPS e do geoprocessamento; as grandes navegações e a cartografia; representações cartográficas e a cartografia no século XX.

A Diretoria também analisou as principais dificuldades dos mestres e prepara as seguintes oficinas para o próximo semestre: a escalada cartográfica; os cálculos para medição das mesmas; longitude e latitude e leitura de legendas, entre outras.

Para contextualizar essas atividades, foram desenvolvidas algumas atividades práticas com o uso da bússola, de Atlas geográfico, transparências de cartas e mapas.

O professor Antônio dos Santos Junior, ATP organizador do evento, informou que houve um alto índice de aprovação entre os participantes. Segundo ele, palestras que abordam o lado prático das disciplinas resultam em aulas mais produtivas, “pois permitem que o aluno seja o protagonista dos fatos que pesquisa”.