• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 18/04/2020
Destaque

Professora dá dicas literárias para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil

Sabemos que a leitura traz conhecimento, é um ótimo exercício para a mente e desperta a curiosidade. Mas para as crianças, os livros fazem um bem ainda maior, porque as […]

Sabemos que a leitura traz conhecimento, é um ótimo exercício para a mente e desperta a curiosidade. Mas para as crianças, os livros fazem um bem ainda maior, porque as levam a lugares distantes e aguçam a criatividade. Em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, um dos grandes nomes da literatura infantil, comemora-se neste sábado (18/4) o Dia Nacional do Livro Infantil.

Para celebrar o dia com muita leitura, a professora da rede estadual, Léia dos Anjos Santana, selecionou três clássicos da literatura do escritor Machado de Assis para estimular a criançada a comemorar a data.

Assista o vídeo aqui e descobra quais são eles

Leitura na rede estadual paulista

A leitura é incentivada dentro e fora das escolas na rede estadual. Nas classes de Anos Iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, o acervo com livros, revistas e gibis fica na própria sala de aula e é livre a qualquer hora. Os professores também adotam como práticas a contação de histórias, o teatro com fantoches e até uma ‘sacola viajante’. O intuito dessas ações é ampliar a imaginação e formar um novo público leitor.

A Escola Estadual Demosthenes Marques, por exemplo, que fica na capital paulista, desenvolve com os alunos do Ensino Fundamental Ciclo 1, o projeto “Coruja da Leitura”. A iniciativa incentiva o envolvimento dos pais, acompanhando ou auxiliando os pequenos na atividade. Cada estudante recebe uma sacola que conta com um caderno de desenho, em que, após ler o livro, ele reconta as melhores partes por meio de desenhos ou pequenos textos. Essas experiências podem ser compartilhadas em qualquer escola.