• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 04/08/2016
Boas Práticas

Professora da rede é candidata ao Prêmio Arte na Escola Cidadã

Educadora desenvolveu o projeto “Magia do Perfume” com alunos do Ensino Médio

Estimular o interesse dos alunos do Ensino Médio da EE Candido Venâncio, de Mogi Mirim, pela disciplina de artes foi o incentivo que a professora Carla Bariola Burse encontrou para desenvolver o projeto “Magia do Perfume”. A iniciativa rendeu, além de maior comprometimento dos estudantes com a matéria, uma surpresa: seu nome está entre os candidatos ao Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O projeto inicial, realizado ao longo de 2015, consistia na elaboração de uma embalagem para perfume, mas os alunos foram além e desenvolveram suas próprias fragrâncias. O projeto foi ganhando tamanha proporção, que passou a ser uma atividade interdisciplinar, que envolveu as disciplinas de artes, química e matemática.

“O projeto teve o objetivo de estimular o interesse dos alunos, incentivar a assiduidade, promover a integração e o desencadear dos processos de investigação e criatividade”, disse a professora.

Cerca de 45 estudantes participaram das atividades, que incluíam elaborar a logotipo da marca, usando lápis de cor ou computador, a essência dos perfumes, utilizando matérias primas doadas por instituições privadas e vidros de perfumes reutilizados. “Todo o processo de criação da logo e da fragrância foi livre. Ao final do projeto, a maioria dos estudantes presenteou outras pessoas com o perfume. Foi incrível”, relembrou Carla.

Agora, todo o esforço dos alunos e da professora está sendo avaliado pela equipe gestora do Prêmio Arte na Escola Cidadã, que oferece, além de reconhecimento, prêmio em dinheiro para a professora e equipamento para a escola vencedora.

“O prêmio em dinheiro é o que menos importa. Não há satisfação maior do que ver os meus alunos entusiasmados com a minha aula. Esse é o maior incentivo para mim”, disse.

As escolas vencedoras serão divulgadas no próximo 31 de julho.

Sobre o Prêmio

O Prêmio é realizado pelo Instituto Arte na Escola desde 2000 e já premiou 84 professores de todo o Brasil. Seu objetivo é identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de Arte em sala de aula. Saiba mais aqui.