Nas aulas de matemática da professora Mara Andréa Alves Pereira a música complementa o conteúdo pedagógico e estima seus alunos. Tudo começou nos anos 2000, quando a educadora percebeu que alguns alunos tinham dificuldades para gravar a sequência de números primos.
“Como sou formada em piano, sei que a música facilita a memorização, e foi assim que comecei a criar melodias para complementar as aulas”, conta a educadora, que leva violão para a E.E. Dr. Waldemiro Naffah, localizada em São José do Rio Preto, a fim de estimular seus alunos.
“No começo eu criava letras inéditas, mas neste ano de 2013 passei a fazer paródias de músicas bem populares”, explica. Dentre as canções estão o Teorema de Pitágoras, a Fórmula de Bháskara e os Números Primos.
Mara conta que percebeu uma evolução nas notas dos alunos, que se mostraram mais interessados na matéria. “Não é sempre que eu trago o violão. Mas todos os alunos da escola já sabem desse meu método e ficam ansiosos para assistir as aulas”.
A professora esclarece que as músicas e paródias são usadas apenas como complemento e não substituem a explicação formal. “Leciono o conteúdo normalmente e passo exercícios para meus alunos conseguirem resolver, no sentido de estimulá-los a superar as dificuldades que encontram na matéria. Faço poucas aulas com o violão e só utilizo esse recurso depois que todo o conteúdo foi passado. É um complemento”.
#album[2486]down#