• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/10/2022
Notícia

Professora de escola estadual de São Bernardo é destaque na recuperação da aprendizagem dos estudantes após a pandemia

Docente consegue ótimos resultados no desenvolvimento pedagógico dos estudantes

Neste sábado, 15 de outubro, é celebrado o Dia dos Professores e na rede estadual de São Paulo não faltam histórias de docentes de destaque. Em São Bernardo do Campo, por exemplo, os esforços da professora de língua portuguesa Solange Manganeli trouxeram excelentes resultados aos estudantes da Escola Estadual Professor Domingos Peixoto da Silva.

Diante da necessidade da recuperação da aprendizagem, prejudicada durante a pandemia, os profissionais da unidade se uniram em torno do projeto Aprender Juntos, que começou a ser implementado na rede estadual em 2021, com o reforço e aprofundamento personalizado, de acordo com a necessidade de cada estudante.

“A professora Solange faz parte de um grupo de professores especialmente dedicados e comprometidos com a profissão que escolheram”, afirma a Coordenadora Pedagógica, Rita de Cássia Menezes da Rosa.

Para dar início a ação foi realizada uma sondagem para diagnosticar as dificuldades dos alunos. Assim, os professores desenvolveram as atividades apropriadas para cada etapa, e sempre trocando experiência com os colegas de trabalho. A professora Solange conta que trabalhar com alfabetização foi uma grande surpresa. “Procurei estudar, ler e aprender sobre um assunto que eu não dominava, pois não sou uma professora alfabetizadora”, explica.

Através de sinais gráficos e ensinando alguns níveis de consciência fonológica, com atividade que ensinasse o som das letras, a professora conseguiu que os estudantes desenvolvessem ainda mais suas competências. No final do primeiro bimestre já foi possível notar os resultados, principalmente no agrupamento de compreensão da letra cursiva. “Foi simplesmente mágico o ponto de chegada, ou seja, o momento em que ocorre a aprendizagem e o aluno se torna alfabético”, finaliza.