quinta-feira, 08/12/2005

Professora de Geografia, eleita a melhor do ano.

Pela 3ª vez consecutiva, Guarujá ganha o concurso da DE de Santos. Uma noite de muita expectativa, animação e elegância. Assim pode ser descrita a cerimônia de premiação do III […]

Pela 3ª vez consecutiva, Guarujá ganha o concurso da DE de Santos.

Uma noite de muita expectativa, animação e elegância. Assim pode ser descrita a cerimônia de premiação do III Concurso Professor do Ano 2005, promovida ontem pela Diretoria Regional de Ensino de Santos, no Clube dos Ingleses. Com o projeto Água que te quero , a professora de geografia Celimar Maria Emerenciano da Cunha, da EE Tancredo Neves, de Guarujá, foi eleita a melhor do ano de 2005. O secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa prestigiou o evento e fez a entrega simbólica da premiação à vencedora, que foi contemplada com um computador completo.

A educadora concorreu com 130 projetos provenientes de 42 escolas distribuídas entre os municípios de Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão. Destaque também para as estaduais de Guarujá que têm apresentado maior número de projetos inscritos no Concurso desde o lançamento, em 2003. Todos os vencedores, desde a 1ª edição, são do município.

As demais colocadas do ano de 2005 também são de Guarujá. O 2º lugar ficou para Adriana Lopes de Figueiredo da EE Prefeito Domingos de Souza, contemplada com um DVD portátil. A 3ª colocação foi a professora Maria José dos Santos, da EE Luiz Beneditino, contemplada com uma televisão de 20 polegada; a 4ª premiada, Maria Vera Lúcia Santos, ganhou um DVD e o 5º lugar ficou com a professora Elionai Marcelino Aguiar, da EE Tancredo Neves, que recebeu um aparelho de som.

Emocionada e surpresa com o prêmio, a professora Celimar relatou um pouco do projeto bem sucedido que garantiu a sua 1ª colocação. “Em sala de aula, os alunos começaram a me questionar sobre o problema da falta d’água que eles vivenciam no bairro onde residem. Diante dessa problemática, realizamos uma série de pesquisas, inclusive envolvendo uma entrevista com representantes da Sabesp, montamos também uma peça teatral e uma série de outras atividades”, explicou.

O secretário adjunto, Paulo Barbosa, destacou a iniciativa da DE de Santos em dar visibilidade aos talentos da rede. “Temos no Estado de São Paulo, 90 Diretorias de Ensino. A Região de Santos é a única que realiza uma premiação desse porte há três anos. Esperamos que a idéia se espalhe para outras regiões. É mais uma ação de valorização do Magistério, além daquelas desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Educação, como o Programa de Inclusão Digital, Formação Universitária, Mestrado e Doutorado para os docentes, entre outros projetos”.

A dirigente regional de Ensino de Santos, Maria Lucia Ferreira dos Santos parabenizou os professores pelo trabalho desenvolvido durante o ano letivo. “O Concurso Professor do Ano tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino. É um meio de estimular a criação e desenvolvimento de projetos específicos para cada comunidade. Durante todo o ano nós acompanhamos o trabalho dos professores e notamos uma mudança nas práticas pedagógicas. Os alunos estão mais motivados e isso é motivo de alegria para nós”, finalizou a dirigente.