A segunda edição do Prêmio Destaque Educação 2020 dá visibilidade a inciativas de professores , coordenadores e diretores que promovem melhoria no aprendizado e na vida de alunos, pais e funcionários de escolas públicas.
A professora de química Bárbara Daniela Guedes Rodrigues, da escola estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, foi a vencedora na categoria ensino médio. Ela apresentou um vídeo sobre o trabalho desenvolvido em um dos Clubes de Ciências, que tem co-orientação da professora Isabel Kakuda.
A docente explica que o Clube TESLA ( Tecnologia Escolar Sustentável Logada ao Arduino) está desenvolvendo um Biodigestor Caseiro para a produção de Gás Metano e a meta é oferecer e abastecer a cozinha da escola com esse gás. Outro objetivo do projeto é que esse biodigestor seja simples e de fácil replicação. Futuramente o clube quer desenvolver um sistema que transforme a energia térmica gerada nesse sistema em energia elétrica.
“A importância desse prêmio nesse momento tão difícil foi a motivação dada aos alunos; eles estão muito felizes e motivados a pesquisar mais para desenvolver um lindo projeto. A emoção foi grande pois tinham muitos trabalhos com inciativas incríveis”, comenta Bárbara Daniela Guedes Rodrigues
No vídeo apresentado, a professora relata a iniciativa dos estudantes em buscar o material na escola – material que foi doado por uma empresa da cidade.
Foram premiadas 7 categorias: ensino infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio, orientação educacional, inovação e gestão escolar. Os 10 finalistas de cada uma delas ganharam certificados. O primeiro colocado de cada categoria ganhou o curso: O professor na era digital, oferecido pela ITEDUC ( Institute of Technology and Education).
A segunda edição do Prêmio Destaque Educação 2020 aconteceu dentro do Congresso de Educação organizado pela SD Student Travel, onde se discutiu o futuro das escolas pós Covid-19.