A Fundação Victor Civita divulgou a lista dos dez professores premiados na edição 2016 do Prêmio Educador 10. E a rede estadual paulista chegou a um recorde histórico. Pelo quarto ano consecutivo, um professor do Estado de São Paulo está entre os finalistas ou entre dez premiados da iniciativa, que abrange educadores de todo o Brasil, responsáveis por experiências inovadoras. Neste ano, foi a vez da professora de Língua Portuguesa, Karin Elizabeth Bergamin Groner, da E.E. Professor Fernando Brasil, localizada em Tabatinga, ganhar o prêmio.
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Por meio do trabalho “Projeto Didático Leitura Dramática”, a docente trabalhou com alunos do Ensino Fundamental a decodificação de palavras durante a leitura de textos com o gênero teatro. Tudo aconteceu após a educadora identificar, por meio da Avaliação de Aprendizagem e Processo, a dificuldade de compreensão na leitura dos estudantes.
“Eles tiveram a oportunidade de conhecer livros do gênero na Sala de Leitura. Eles escolheram um livro para apresentar na escola. Não foi uma apresentação de teatro, e sim a leitura da história de forma repetida. Nos ensaios, os jovens puderam compreender ou decodificar a característica dos personagens, enredo da história, entre outras coisas”, explica a educadora.
“Esse prêmio é muito importante primeiro pela valorização do professor, segundo porque as pessoas envolvidas com educação no Brasil vão conhecer esse trabalho e poderão replicá-lo em sala de aula, já que a vida depende da leitura”, conclui Karin.
Cada um dos dez professores vencedores serão contemplados com um vale-presente no valor de R$ 15 mil. O evento de premiação está previsto para ocorrer no dia 17 outubro. Na ocasião, um dos dez premiados será eleito o “Educador Nota 10”. Também serão premiados os 50 trabalhos finalistas.
Clique aqui e confira os dez finalistas.
Ano passado
No ano passado, a professora Andreia Fernandes de Souza, da E.E. Fulvio Abramo, em São Paulo, foi uma das dez vencedoras. A docente utilizou o programa Ler e Escrever, da Educação, para inovar o processo de leitura de seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
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