Milhares de quilômetros separam o Brasil e a Finlândia, mas para a professora Beatriz Fortes a distância não é um problema. A educadora, que atua na E.E. República da Bolívia, na zona norte da capital, viajou até o país para conhecer a metodologia aplicada nas escolas de lá.
A ideia de conhecer o país surgiu a partir de contatos com educadores finlandeses, que conheceram a E.E. República da Bolívia por meio do blog da unidade. A página, que foi criada pela educadora, recebe acessos de diversos países.
No país, Beatriz visitou escolas, conheceu professores e, até mesmo, gravou uma entrevista com o diretor de uma unidade. “Eu procurei conhecer o currículo das escolas finlandesas, qual era a metodologia aplicada por eles e a forma que eles trabalham com os alunos. Além dessa curiosidade pela parte educacional, a parte turística também me interessava muito”, conta a docente.
Entre as novidades que trouxe em sua bagagem, está o projeto de troca de e-mails entre os alunos paulistas e as crianças finlandesas. A iniciativa é desenvolvida nas salas de informática e conta ainda com uma visita virtual às cidades da Finlândia. “As crianças ficaram muito animadas quando fizeram o tour virtual utilizando o Google Maps. Além disso, o trabalho que estamos fazendo com elas envolve a tradução”, comenta.
Para a educadora, além da oportunidade de adquirir conhecimento, a viagem trouxe também uma lição de vida. “Os finlandeses são um povo feliz, que valoriza o trabalho. Essa viagem foi muito importante para mim por tudo que eu aprendi lá”, revela.