quarta-feira, 05/11/2014
Boas Práticas

Professora usa diferentes gêneros textuais para estimular criatividade em sala de aula

Objetivo do projeto foi estimular a criação de uma revista em sala de aula

Ler e escrever são hábitos poderosos, que nos fazem conhecer mundos e ideias. Por meio da leitura de diversos temas do cotidiano, o indivíduo desenvolve a criatividade e imaginação, além de adquirir cultura. Neste, a professora de português Lisandra De Moraes, da E.E. Julia Pantoja, em São Paulo, teve a ideia de criar o Conexão Pantoja, projeto voltado para os alunos do Ensino Fundamental e que tem como objetivo a produção textual de vários gêneros linguísticos, como contos de memória, ficção, mistérios, entre outros, para a produção de uma revista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Tudo começou quando a docente percebeu o potencial da sala para a leitura e a escrita: “O projeto nasceu porque verifiquei que a turma do 7º ano C era muito inquieta, porém, eram muito bons em elaborar textos rápidos e dentro dos prazos estabelecidos. Com isso, passei a proposta de criar uma revista para a coordenadora, que gostou da ideia e, logo em seguida, passou para a diretora da escola, que aprovou. E assim foi”, conta a professora.

A partir disso, Lisandra dividiu a tarefa em duas partes. Na primeira, individual, os alunos deveriam elaborar textos sobre o gênero estudado e apresentar, em voz alta, para a sala de aula. Na segunda parte, a sala foi dividida em pequenos grupos, intitulados de “editoras”. Cada grupo deveria fazer uma matéria para a revista, com temas do bairro, escola, além de curiosidades e passeios na cidade.

O nome da revista também foi escolhido por votação: “Os grupos sugeriram diversos nomes que foram anotados na lousa. Depois, decidimos o vencedor através de uma votação. Ganhou o Conexão Pantoja”, revela a docente.

Após a produção das tarefas individuais e coletivas, os alunos deveriam entregar todo o conteúdo para a correção da professora. A próxima etapa consistiu na publicação dos textos nas mídias sociais e a digitalização das fotos e ilustrações para a diagramação final da revista.

“O projeto trouxe aos alunos uma confiança de aprendizado e entendimento. Expor suas próprias histórias em sala de aula já é difícil, por isso acredito que a atividade desenvolveu nos alunos a vontade de fazer outros projetos relacionados aos gêneros textuais”, finaliza a professora.