• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/10/2005
Últimas Notícias

Professoras da rede estadual participam do Corredor Literário na Avenida Paulista

Arte contemporânea a história recente estão entre os assuntos da palestra que farão para adolescentes As professoras Roseli Ventrella e Valéria de Souza, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas […]

Arte contemporânea a história recente estão entre os assuntos da palestra que farão para adolescentes

As professoras Roseli Ventrella e Valéria de Souza, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP, da Secretaria de Estado da Educação, farão palestra sobre o tema “Arte Contemporânea e a história recente do Brasil ” , da Coleção Arte e Contexto, escrito por elas, e publicado pela editora Moderna. A atividade voltada para jovens dos 14 aos 17 anos integra a programação do Corredor Literário na Paulista, na avenida mais famosa de São Paulo, e será realizada nesta quarta-feira, dia 26, na estação do metrô Paraíso, a partir das 16 horas.

No livro, foram trabalhadas a arte contemporânea e a história recente do Brasil, por meio da biografia de Alex Flemming. A idéia de criar esse material surgiu a partir do desejo de contribuir com a formação do leitor, oferecendo situações que despertem sua sensibilidade, a criatividade, o pensamento e o senso crítico.

Biblioteca ao ar livre

Até o dia 30 de outubro os três quilômetros de extensão da avenida serão transformados numa imensa biblioteca ao ar livre, com uma programação de quase 500 atrações entre palestras, oficinas de criação de textos e de arte, lançamentos literários, espetáculos de teatro e dança, workshops, recitais, saraus, shows, intervenções, feiras de livros, filmes, exposições de arte e muito mais. O evento integra o Ano Ibero-Americano de Leitura, instituído pela Unesco, OEI e Cerlalc e está acontecendo em 21 países da Europa e Américas.

O mercado editorial participa com mais de 100 livrarias e editoras. Já as instituições da região da Paulista – bancos, empresas, centros de compras, espaços culturais, galerias, livrarias, hospitais, estações de metrô, parques públicos, condomínios, museus e escolas – acolheram a iniciativa e abrigarão os eventos.

Os eventos acontecem simultaneamente em 28 espaços: Colégio São Luís; Instituto Cervantes; Conjunto Nacional; Hotel Crowne Plaza; Caesar Business; Casa das Rosas; Itaú Cultural; Sesc Paulista; MASP; SESI; Condomínio Esplanada, Colégio Dante Alighieri; Cetenco; Center 3; Trianon; FNAC; Alameda das Flores; Reserva Cultural (antigo cine Gazeta); Livraria Cultura; Livraria Martins Fontes; Club Homs; Ícone Espaço Cultura; Espaço Premier; Estação do Metrô Paraíso; Japan Foundation, entre outros.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, pela Associação Paulista Viva e tem o apoio da Câmara Brasileira do Livro. Diversas empresas, entidades, escolas e ONG´s estão participando do evento, organizando atrações, entre eles: Banco Santander, Shopping Paulista, Hospital Santa Catarina e muitos outros. Todas as atividades são gratuitas e os visitantes devem retirar senhas nos locais com uma hora de antecedência.

A programação completa está disponível no site www.corredorliterario.com.br.

 

Celso Bandarra