Iniciativa é trabalhada na disciplina projeto de vida e professoras já perceberam avanços no desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes
Na Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Reis Neves, em Olímpia, as professoras Alessandra Vitorasso e Marleide Pavan se uniram para trazer um teatro de fantoches para dentro da sala de aula e engajar os alunos de forma lúdica. Durante as aulas, um boneco conversa com as crianças com a proposta de desenvolver e consolidar as competências socioemocionais trabalhadas nas aulas de projeto de vida da unidade.
Precursora do projeto, a professora Alessandra tem 50 anos de idade e está na rede desde 2000. Ela e a professora Marleide Pavan, que também de 50 anos e na rede desde 1998, introduziram, em 2022, o projeto inspirado na obra “Psicopedagogia do Teatro de Fantoche”, da escritora Dilaina Paula dos Santos, com os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
“A Marleide é cantora e agregou o projeto com sua arte. Realmente fazemos uma boa dupla quando aliamos o teatro de fantoches à música. Assim, a gente consegue mobilizar e prender ainda mais a atenção das crianças”, conta Alessandra.
As professoras reconhecem que os alunos ficam encantados com as apresentações, e isso despertou o gosto pela leitura e potencializou a criatividade nos estudantes, além de ter promovido o desenvolvimento do vocabulário e a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.