• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/07/2016
Boas Práticas

Professoras usam técnicas de computação para melhorar desempenho de alunos

Atividade aconteceu na E.E. Professora Lea Silva Moraes, em Ilha Solteira

Cada vez mais o uso das tecnologias se faz presente dentro das salas de aula da rede estadual paulista. Na E.E. Professora Lea Silva, unidade de Ensino Integral localizada no município de Ilha Solteira, duas professoras tiveram a ideia de criar a disciplina “Introdução às Ciências da Computação”, eletiva com o objetivo de solucionar problemas relacionados à Matemática e Língua Portuguesa dos estudantes do Ensino Fundamental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Eu e a professora Adriana Basseti verificamos que os alunos tinham dificuldades com a transposição da linguagem materna para a linguagem matemática e também com outras competências e habilidades. Com o diagnóstico em mãos e sabendo que esse público está ligado profundamente à tecnologia, resolvemos criar esta eletiva”, afirma a docente Nádia Ikeda.

Na disciplina, que começou no segundo semestre do ano passado, as educadoras utilizam a programação, por meio do software Scrath, que permite com que as pessoas desenvolvam suas próprias histórias interativas, jogos ou animações, para explorar a transposição de linguagens, algoritmos e solução de problemas. A atividade acontece em parceria com a professora Christiane Schweitzer, do departamento de Matemática da Unesp do município.

“Iniciamos com a história da computação, depois fomos para evolução das máquinas chegando até a contemporaneidade. Depois, no ambiente Scrath, apresentamos alguns conceitos básicos de ciência da computação, programação, estrutura de dados e repetição, sempre relacionando com o conteúdo do Currículo. Em poucas aulas, percebemos que os alunos conseguiram desenvolver jogos e animações e, consequentemente, melhorar o aprendizado em outras disciplinas”, conta Nádia.

Robótica na escola

Em 2016, a unidade de ensino recebeu da Secretaria da Educação apostilas sobre robótica além de 11 kits arduíno para a montagem de robôs ou protótipos. “Com essas ferramentas em mãos a eletiva ficou ainda melhor. Oferecemos para cada grupo de alunos um kit robótico para a construção e programação, de acordo com o tema escolhido pelos estudantes”, conclui a professora.

Se você também deseja nos contar sobre alguma boa prática que exerce em sua escola, escreva para o e-mail educacaoinspira@educacao.sp.gov.br.