sexta-feira, 13/08/2021
Notícia

Professores do Além da Escola têm até a próxima quinta-feira (19) para cadastrar turmas nas Missões do Novotec Expresso

Ação busca conectar e integrar a formação geral básica com a qualificação profissional

O prazo de adesão para os professores cadastrarem as turmas do ensino médio da rede pública estadual envolvidas no Além da Escola e que escolheram fazer a Missão Novotec Expresso reabriu. Agora, o período se encerra na próxima quinta-feira (19), às 17h, na Secretaria Escolar Digital (SED). No total, são mais de 4,5 mil vagas remanescentes em cursos nas áreas de tecnologia, gestão, comunicação e economia criativa, que estão disponíveis em todas as 91 Diretorias de Ensino (DEs).

A parceria entre os programas da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE) objetiva conectar e integrar a formação geral básica com a qualificação profissional e facilitar a inserção qualificada dos estudantes no mundo do trabalho.

O Além da Escola visa garantir a recuperação da aprendizagem, alinhar projetos em grupo que resolvam problemas escolares, atuar na orientação de estudos personalizados e promover algumas missões. Neste contexto, existem dois grupos de Missões: Regulares e Novotec Expresso.

A relação traz 18 opções de cursos de qualificação profissional: Ajudante de Logística, Atendente de farmácia, Auxiliar de Vendas, Computação em Nuvem, Comunicação e PV para o Mercado de Trabalho, Criação de Sites e Plataformas Digitais, Design de Plataformas Digitais e Experiência do Usuário (UX), Edição de Vídeo para Youtube, Excel Aplicado à Área Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios, Introdução a Banco de Dados, Jogos Digitais, Marketing e Vendas em Redes Sociais, Programação Básica para Android, Rotinas de Recursos Humanos, Segurança no Mundo Digital, Gestão de Projetos Sociais e Técnicas de Atendimento.

A capacitação vai ocorrer no contraturno, em formato online e com duração de um semestre, com início no final de agosto e término em dezembro. Serão 120 horas durante aproximadamente 15 semanas, com nove aulas semanais, de 50 minutos cada (pela manhã ou à tarde). O professor atribuído conseguirá, neste período de vagas remanescentes, cadastrar suas turmas em cursos antes não disponíveis em sua cidade e fazer a adesão via SED. A Missão Novotec Expresso é uma das opções de missão que as turmas do Além da Escola podem escolher para cumprir ao longo do semestre.

Para mais informações, consulte seu Dirigente Regional ou assista à live que será realizada na próxima segunda-feira (16), às 16h. Você também pode conferir a live anterior sobre o Programa: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=17541&id=0

Mais sobre o Além da Escola
Atende estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio das escolas regulares (incluindo escolas indígenas, de quilombo e de área de assentamento). A iniciativa oferece trilhas formativas, através do Centro de Mídias São Paulo (CMSP) e plataformas educacionais parceiras, além de orientação de estudos com um professor duas vezes por semana, via chat do CMSP.

Sobre o Novotec
O programa amplia o acesso à Educação Profissional e Técnica aos jovens estudantes da rede estadual paulista e recém concluintes (entre 14 e 24 anos). Objetiva atender a demanda estudantil e apoiar o ingresso no mercado de trabalho. É oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Seduc-SP, com apoio das ETECs e FATECs do Centro Paula Souza e de fornecedores privados. São quatro modalidades principais de oferta da formação profissional: cursos técnicos (entre 1000h e 1260h), via Novotec Integrado, e qualificação profissional (entre 80h e 150h), por meio das modalidades Novotec Expresso, Novotec Virtual e Novotec Móvel.