• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/09/2009
Últimas Notícias

Professores aprendem sobre o câncer e como garantir a qualidade de vida

Especialistas da Associação Brasileira do Câncer vão oferecer curso gratuito a cem docentes da rede estadual nesta sexta-feira Nesta sexta-feira (11/9), cerca de cem professores da capital participam de uma […]

Especialistas da Associação Brasileira do Câncer vão oferecer curso gratuito a cem docentes da rede estadual nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (11/9), cerca de cem professores da capital participam de uma aula com médicos especialistas sobre o câncer, as causas e efeitos da doença e quais medidas adotar para garantir qualidade de vida. O curso é oferecido pela Associação Brasileira do Câncer (ABCâncer) e a lição de casa dos educadores estaduais será retransmitir as informações e mobilizar estudantes e comunidade escolar a respeito da doença.

“O papel do professor não se restringe a ensinar o conteúdo dos livros. Ele deve ser um multiplicador da informação e orientar alunos e pais, inclusive no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida”, afirma o secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza.

Durante o evento serão discutidas formas de aliar o programa Prevenção Também Se Ensina, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, à iniciativa Revezando Pela Vida, da ABCâncer, que oferece apoio aos portadores da doença. A programação também inclui atividades de interação entre professores e oncologistas.

Prevenção Também Se Ensina

O projeto Prevenção Também se Ensina é desenvolvido pela Pasta desde 1996 e tem o objetivo de orientar o jovem estudante da rede estadual de ensino sobre temas relacionados à saúde e à sexualidade. Por meio da iniciativa, temas como o câncer, gravidez na adolescência, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis são levados para dentro da sala de aula.

A parceria entre a Secretaria e a ABCâncer pretende reforçar as informações à população sobre a doença que representa a segunda maior causa de morte no País. Estima-se que só em São Paulo, mais de 133 mil casos sejam diagnosticados a cada ano.