• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/11/2021
Notícia

Professores do Centro de Mídias SP viram personagens de RPG em exposição virtual

Ilustrações foram feitas pelo professor de Projeto de Vida Jocélio Albuquerque a partir de aulas que trabalham as competências socioemocionais por meio de jogos

Uma aula de Projeto de Vida, inicialmente pensada em trabalhar as competências socioemocionais dos estudantes da rede estadual através do RPG, acabou transformando os professores do Centro de Mídias SP (CMSP) em super-heróis. Tudo isso partiu do trabalho de Jocélio Albuquerque, que criou as artes da mostra RGP: Heróis da educação para homenagear os seus colegas docentes.

“A ideia inicial da aula é que os alunos construíssem os seus personagens com poderes baseados nas competências como empatia, abertura ao novo, amabilidade, determinação, respeito. Com os personagens formados, a sugestão é que os alunos formassem uma liga e desenvolvessem missões para estudo de um conteúdo ou elaborar um projeto”, explica Jocélio.

A partir desta proposta, o professor teve a inspiração de criar uma missão: transformar os professores do CMSP em personagens de um jogo de RPG. Para tanto, sem que seus colegas soubessem que seriam retratados, ele pediu aos colegas que respondessem a um questionário para saber quais das competências cada um tinha mais desenvolvido, além de cor predileta, símbolo e personagem fantasia. “Com estas características, criei os personagens como se eles se descrevessem. Para esta atividade, trabalhei o interesse artístico e a imaginação criativa”, explica o professor.

Jocélio, que é formado em Artes Visuais, fez as 23 ilustrações em um aplicativo no próprio smartphone e publicou na sua rede social, surpreendendo e emocionando os professores. Confira a exposição no perfil do professor: https://www.instagram.com/artedoprofessor/.