terça-feira, 25/10/2005

Professores contam experiências vividas no curso de extensão da Universidade de Salamanca

Durante workshop na quarta-feira, dia 26, professores da rede pública estadual falam dos resultados de capacitação no Exterior Que impressões ficaram para os 30 professores da rede pública estadual que, […]

Que impressões ficaram para os 30 professores da rede pública estadual que, em julho de 2005, passaram um mês na Universidade de Salamanca, na Espanha, contemplados com curso de extensão universitária apoiado pela Secretaria de Estado da Educação? O resultado dessa experiência será transmitido a outros professores e dirigentes de escolas públicas de São Paulo durante workshop do Programa de Língua e Cultura Espanhola, realizado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e pelo Banco Santander/Banespa, parceiro e patrocinador do projeto. O encontro será nesta quarta-feira, 26 de outubro, a partir das 16 horas, na sede do banco, em Santo Amaro.

Dentre as descobertas feitas pelo grupo que participou da capacitação na cidade espanhola, quatro projetos de experiências mais inovadoras serão apresentados para mais de 100 educadores na próxima quarta. Três projetos serão dos professores que estiveram em 2005 na Espanha, que desenvolveram os trabalhos segundo o conhecimento e a vivência adquiridos durante o curso. Outro projeto é de uma professora bolsista que foi à Salamanca em 2004, na primeira turma selecionada.

No conjunto, todos esses professores têm como compromisso levar um novo olhar para os alunos, a escola e a comunidade, diferenciando sua prática pedagógica cotidiana. Ao seguir para a capacitação em terra estrangeira, os professores cumprem um programa total de 100 horas, divididas em duas horas de estudo da língua espanhola e três horas com matérias optativas, como História da Arte, Técnicas de Comunicação Global, Literatura Espanhola, entre outras.

Apresentação dos trabalhos

Como experiências mais inovadoras foram selecionados os seguintes trabalhos:

• Fantoches na Divulgação da Língua Espanhola , da professora Lidiane Gonzáles Pineda, da Diretoria de Ensino (DE) de Presidente Prudente

• Viagem à Salamanca, da professora Maria Hedonéia Sampaio Bonafé, da DE de Campinas Leste

• Aprendizagem da Língua Espanhola por Meio de Jogos, da professora Sueli Antunes Noya Soares, da DE de Sorocaba

A professora de Língua Portuguesa Eliza Redondo Ferreira, da Escola Estadual Profa. Ergília Micelli, de Araraquara, participa do workshop com o trabalho Vivendo Salamanca, desenvolvido segundo o que aprendeu quando foi contemplada com o curso de extensão, no ano passado. Além de guardar as boas impressões da convivência muito próxima com os demais integrantes do grupo, Eliza conta que a atuação em sala de aula mudou. “O aluno olha o conteúdo que passo de outra forma, porque aquilo que transmito não é apenas um relato, mas algo que eu realmente vivi, que é concreto. Essa troca se tornou mais dinâmica e é interagimos com mais prazer”, ressalta a professora.

No encontro desta quarta-feira, Eliza Ferreira levará cinco alunos seus, de idade entre 14 e 16 anos, que vão apresentar poesias com base na obra Guernica , de Pablo Picasso, mural que ele pintou em 1937, retratando o bombardeio da cidade de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola. A professora trouxe para seus alunos a história da obra de Picasso e, juntos, em sala de aula, colocaram naquelas imagens as palavras de Carlos de Oliveira, poeta português. Essa performance terá espaço no workshop de quarta-feira.

O Programa Bolsa Mestrado

O programa beneficiará ao todo 90 professores, sendo que 30 foram contemplados em 2004, mais 30 seguiram para a Espanha em 2005, e o restante em 2006. Somente em 2005, 533 professores interessados em participar do curso inscreveram-se no site da Secretaria de Educação. Para participar do programa, os professores tiveram de cumprir alguns requisitos, entre eles o de comunicar-se na língua espanhola e estar atualmente em sala de aula ou ter trabalhado na rede estadual nos últimos três anos.

A capacitação na Universidade de Salamanca é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Banco Santander/Banespa, que cobre despesas de viagem, estadia, excursões e uma ajuda de custo de 200 euros. O Governo do Estado investe anualmente cerca de R$ 120 milhões na formação de professores, para que eles possam desenvolver em sala de aula o resultado desse aprendizado. No final do curso, os professores recebem o certificado de extensão universitária.

Todas as informações sobre os projetos de Bolsa Mestrado podem ser encontradas na página da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.sp.gov.br), no link Cenp.

Vera Souza Dantas