• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/11/2020
Professores e Funcionários

Professores coordenadores e diretores técnicos visitam o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista

Espaço inaugurado neste mês funciona no prédio da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, na Zona Oeste, mas atenderá toda a rede estadual de São Paulo

Na última quarta-feira (25) o recém-inaugurado Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) recebeu a visita de professores coordenadores do núcleo pedagógico (PCNP) de Tecnologia e diretores técnicos da diretoria de ensino Sul 3.

Os PCNPs Eduardo Silva Alves e Herbert Gaerner Junior, juntamente com os Diretores Ronni Carlos Lima (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar) e Robson Teixeira Leite (Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia) puderam conferir de perto as trilhas de aprendizagem ofertadas e o uso de equipamentos tecnológicos em prol da aprendizagem mais significativa ao aluno.

“Convidamos e recomendamos que todos conheçam essa ação da Seduc, onde cada vez mais a aprendizagem está sendo fortalecida por meio do uso da Tecnologia como ferramenta pedagógica”, afirmou Robson Teixeira Leite.

A dirigente de ensino da região Sul 3 Eonice Domingos da Silva avaliou a visita como essencial para a disseminação de práticas tecnológicas nas escolas. “Essa visita foi primordial  para o fortalecimento das ações de formação que já são realizadas juntos aos docentes da nossa rede”, afirmou.

O CIEBP funciona no prédio da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, na Zona Oeste, mas atenderá toda a rede estadual de São Paulo. A coordenação do CIEBP é de Débora Garofalo que no ano passado foi considerada uma das dez melhores professoras do mundo, no Global Teacher Prize.

No CIEBP os alunos poderão idealizar projetos e receber mentoria no hub de inovação; trabalhar com cultura maker, programação e robótica; ou ainda, utilizar a modelagem 3D para fazer protótipos com temas transversais. Para utilizar o local, as escolas terão de agendar.

O objetivo do equipamento é desenvolver o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”, além de ressignificar os espaços ociosos em escolas.

O CIEBP também integra a tríade de inovação da Seduc, que tem como premissa os novos componentes do programa Inova Educação como Tecnologia e Inovação; cultural, com o Movimento Inova, e de experimentação, com o Centro de Inovação.

Infraestrutura

O CIEBP conta com seis salas para atividades com uso de computadores, programação robótica, jogos digitais, pesquisa, ideação de projetos. Também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional.

Nove professores formados e preparados por grandes parceiros da área Faz Educação, representante da Apple, Microsoft, Telefonica Vivo farão a mediação dos trabalhos.

Entre os parceiros investidores estão a Microsoft Games, Faz Educação e Tecnologia & Apple, Instituto Palavra Aberta, Fundação Vanzolini, Big Brain Education, Grupo Mais Unidos, Ramadam Engenharia e Empreendimentos, FP Projetos e Empreendimentos, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Microbit e Instituto Telefonica Vivo.

Seleção de professores

A Secretaria Estadual da Educação está recebendo inscrições de professores que compõem o quadro de magistério da rede estadual de São Paulo interessados em trabalhar no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP).

O prazo vai até o dia 17 de dezembro e as inscrições devem ser feitas por meio do Banco de Talentos da Seduc (https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br).