• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/10/2009
Últimas Notícias

Professores da rede estadual aprendem sobre epilepsia

Curso será oferecido a 80 profissionais da capital Nesta quinta-feira, (8/10), docentes da capital receberão orientações a respeito da epilepsia. O curso, chamado “Epilepsia nas escolas, ensinando os professores”, oferecido […]

Curso será oferecido a 80 profissionais da capital

Nesta quinta-feira, (8/10), docentes da capital receberão orientações a respeito da epilepsia. O curso, chamado “Epilepsia nas escolas, ensinando os professores”, oferecido pela Associação Brasileira de Epilepsia, vai explicar sobre as diferentes manifestações do distúrbio, como ajudar um estudante que apresenta um sintoma ou tem uma crise e, principalmente, como desmistificar a doença.

“É fundamental para os profissionais da educação estarem preparados para emergências, pois atendemos milhões de alunos e muitos deles precisam de uma atenção especial em relação à saúde”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.

Cerca de 80 pessoas participarão do curso, que terá a duração de 5 horas e é voltado para professores-coordenadores de escolas de Ensino Fundamental Ciclo II (5ª a 8ª série) da Diretoria de Ensino Sul 3. O projeto existe desde 2007 e já foi apresentado nas Diretorias Centro-Oeste e Sul 2, com a participação de 200 profissionais.

Sobre a doença

A epilepsia é um distúrbio de origem cerebral causado pela predisposição a gerar crises de instabilidade elétrica de algumas células cerebrais. Estima-se que cerca de 2% da população mundial tenha epilepsia, número que pode ser maior em países em desenvolvimento. Deste total, aproximadamente 70% apresentam formas benignas, tratadas e controladas apenas com um tipo de medicação.