• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/09/2012
Imprensa

Professores da rede estadual apresentam seus trabalhos amanhã no 1º Congresso de Boas Práticas em Sala de Aula

O evento é gratuito e acontece, das 8h30 às 12h30, na Escola Estadual Ludovina Credidio Peixoto, em São Paulo Os projetos serão divididos por temas, como sala de leitura, matemática, […]

O evento é gratuito e acontece, das 8h30 às 12h30, na Escola Estadual Ludovina Credidio Peixoto, em São Paulo

Os projetos serão divididos por temas, como sala de leitura, matemática, língua portuguesa, ciências da natureza, projetos interdisciplinares, coordenador pedagógico e gestão de sala de aula

A Escola Estadual Ludovina Credidio Peixoto, localizada no Itaim Bibi (zona oeste de SP), sedia amanhã, dia 22, o 1º Congresso de Boas Práticas em Sala de Aula. No total serão apresentados 54 projetos, sendo 42 de professores da rede estadual de ensino. O evento tem entrada gratuita e será realizado das 8h30 às 12h30.

Os projetos serão divididos entre as categorias sala de leitura, matemática, língua portuguesa, ciências da natureza, projetos interdisciplinares, coordenador pedagógico e gestão de sala de aula, que serão distribuídas por sessões. Haverá três apresentações de trabalhos distintos por sessão, com duração total de 1h30, com limite de 35 participantes por sala. Cada participante deve optar por duas sessões da mesma categoria ou de áreas diferentes. As inscrições poderão ser feitas no local.

A iniciativa é uma parceria entre a OSCIP Parceiros da Educação e a Diretoria Regional de Ensino Centro-Oeste. Todos os trabalhos selecionados são de professores que lecionam em unidades vinculadas à associção Parceiros da Educação. Entre os critérios para seleção dos projetos estão a articulação com os temas propostos, o número de escolas e professores participantes, que deve ser o mais abrangente possível, a qualidade do projeto e a possibilidade de aplicar a ação em outras instituições de ensino.

O congresso tem por objetivo reconhecer práticas de sucesso em sala de aula e estimular a troca de experiências entre diversos educadores. “Será um espaço de colaboração e socialização que oferecerá uma importante reflexão sobre o impacto da prática docente na aprendizagem dos alunos”, avalia Lúcia Fávero, diretora-executiva da Parceiros da Educação.

Relação dos projetos selecionados de docentes da rede estadual:

Escola Estadual

Diretoria de Ensino

Professor

Projeto

Henrique Dumont Villares

São Paulo – Centro-Oeste

Maria Rita Santana da Silveira

Encenar belas histórias e contá-las para permitir ao aluno uma percepção de valores e conhecimento de gêneros literários.

Professora Zenaide Avelino Maia

São Paulo – Sul 2

Lilian Rosa Santos

“Comunicando com o olhar” visa trabalhar e mostrar o fanzine como meio de comunicação, a partir do desenvolvimento de uma revista feita com recortes e temas criados pelos próprios estudantes.

Deputado Augusto do Amaral

São Paulo – Centro-Oeste

Rosana Corona Ribeiro

Propiciar condições para a formação do aluno dando ênfase à importância da leitura.

Frederico Marcicano

Ibiúna

Claudia Marques

Desenvolver ações relacionadas à leitura, declamação e canto de textos poéticos com base na obra Romeu e Julieta.

Pedro Voss

São Paulo – Centro-Sul

Moisés Araújo

Desenvolver o raciocínio matemático de uma forma lúdica tendo a música como ponto de partida.

Henrique Dumont Villares

São Paulo – Centro- Oeste

Maria Leonor Nascimento

Aula prática com materiais concretos para o ensino geometria.

Professora Lurdes Penna Carmelo

Ibiúna

Claudia Maria Liebert Mukinicka Tardelli

O ensino de pesos, medidas e frações por meio da “Pizzaria em sala de aula”.

Ministro Costa Manso

São Paulo – Centro- Oeste

Daniel Ramos dos Santos

As redes sociais como recurso no aprendizado da matemática.

Daniel Paulo Verano Pontes

 

São Paulo – Centro- Oeste

Monica Pils Machado Aranha

Desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de informações de caráter estatístico por meio de diferentes linguagens e representações.

Dr. Francisco Brasiliense Fusco

São Paulo – Sul 1

José Carlos Cóstola

Desenvolver nos estudantes habilidades para o trabalho com tabelas, a partir da leitura e interpretação de gráficos presentes no cotidiano.

Professor Odon Cavalcanti

São Paulo – Centro-Sul

Kelly Cristina Sandoval Klein

Despertar o interesse, a curiosidade e o desenvolvimento do raciocínio lógico entre os alunos a partir de situações-problema relacionadas à matemática.

Heidi Alvez Lazzarini

São Paulo – Sul 2

Renata Lujan dos Santos

A utilização de HQ e fotografia como recurso para aprimorar a alfabetização.

Santa Rosa de Lima

São Paulo – Sul 2

Conceição Apareecida dos Santos Silva Matos

Desenvolver o gosto pela literatura por meio da leitura realizada por pais e professores para os alunos.

Dr. Luís Arrôbas Martins

São Paulo – Sul 1

Tatiane Cecília da Silva Nardi

O trabalho com “cantigas populares” como ferramenta para a alfabetização.

Clorinda Tritto Giangiacomo

São Paulo – Sul 2

Suzi Cristiane Bueno

Possibilidades de familiarizar os alunos com a linguagem e a forma das avaliações externas.

Professora Zenaide Avelino Maia

São Paulo – Sul 2

Alessandra de Castro Rogel Oliveira

Procedimentos de autocorreção por meio de estratégias utilizadas na sala de aula.

Professora Lourival Gomes Machado

São Paulo – Centro-Oeste

Gabriela Camargo Moreira Rochel

A produção de vídeos para aproximar os alunos da literatura brasileira.

Ministro Costa Manso

São Paulo – Centro-Oeste

Taila Virgine Costa

Resgatar a estrutura do texto narrativo utilizando diferentes gêneros.

Professor Odon Cavalcanti

São Paulo – Centro-Sul

Daniela Ferrari

Trabalhar diferentes gêneros textuais a partir de letras de música, textos não verbais e imagens com a identidade pessoal de cada aluno.

Luis Gonzaga Travassos da Rosa

São Paulo ­– Sul 1

Celso Teixeira

Incentivar a leitura compartilhada com diferentes gêneros literários.

Professora Nair Hiroko Konno Hashimoto

São Paulo ­– Sul 1

Leni Teodoro Florencio da Silva

Coletar dados a partir de experiências realizadas para desenvolver capacidade de pesquisa e investigação como fundamento para o crescimento intelectual dos estudantes.

Frederico Marcicano

Ibiúna

Gisele Aparecida Remeli

Estimular os alunos para uma alimentação mais saudável.

Professor Vicente Rao

São Paulo ­– Sul 1

Paula Regina Toledo Sarraino

Por meio de métodos lúdicos, o projeto visa estimular a capacidade dos alunos para as atividades científicas de forma intuitiva e criativa.

Júlio Mesquita Filho

São Paulo – Centro- Sul

Denise Rockenbach Nery

Projeto ambiental com ênfase na redução do consumo e na reciclagem do lixo.

Professora Lurdes Penna Carmelo

Ibiúna

Débora Virginia Pinheiro dos Santos

Tornar o aluno mais receptivo aos trabalhos que exigem contato com conteúdo científico e tecnológico.

Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha

São Paulo – Centro- Oeste

Flávia Rodrigues Saraiva

O projeto África objetiva valorizar a influência da cultura africana na formação das raízes do povo brasileiro.

Clorinda Tritto Giangiacomo

São Paulo – Sul 2

Claudia Pereira Oliveira

O Rádio Escolar pretende ampliar o repertório de músicas brasileiras e valorizar a utilização dos gêneros em sala de aula.

Flora Stella

Carapicuíba

Adriana da Silva Rocha

Promover o desenvolvimento de habilidades no processo de alfabetização e do raciocínio lógico-matemático de forma interdisciplinar por meio de práticas de ensino lúdicas e interativas.

Dona Maria Alice Crissiuma Mesquita

Carapicuíba

Mônica Carrer

Os “cantinhos da aprendizagem” desenvolvem a autonomia, a organização e a integração dos alunos de Ensino Fundamental ciclo I.

Henrique Dumont Villares

São Paulo – Centro- Oeste

Nadia Aparecida Moya Brocardo

A informática como ferramenta de aprimoramento dos conhecimentos trabalhados nas salas de aula do Ensino Fundamental ciclo I.

Ludovina Credídio Peixoto

São Paulo – Centro- Oeste

Edna Therezinha Thomazella Cartaxo

“Alfabetização do olhar em artes”: Leitura do mundo por meio da observação e apreciação das paisagens urbanas e naturais.

Romeu de Moraes

São Paulo – Centro- Oeste

Filipe de Freitas Silva

Como o relacionamento das teorias filosófico-científicas e as práticas laboratoriais contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Professor Lourival Gomes Machado

São Paulo – Centro- Oeste

José Guilherme Andrade Filho

Trabalhar os temas transversais visando à prática de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Professora Lurdes Penna Carmelo

Ibiúna

Marcus Vinicius Garcia Triveloni

Como o trabalho pautado por competências e habilidades pode propiciar resultados significativos nas avaliações externas.

Presidente Kennedy

São Paulo – Sul 1

Jorge Nelson Cáceres Olave Júnior

Como um trabalho interdisciplinar em sala de aula pode desenvolver a cultura poética dos alunos do Ensino Médio.

Ministro Costa Manso

São Paulo – Centro- Oeste

Marcelo de Oliveira Léo

A elaboração de um plano de intervenção pedagógica para a sala de aula, possibilitando o desenvolvimento do compromisso coletivo da escola.

João Amos Comenius

São Paulo – Sul 1

Josimeire da Silva Leal Vieira

O desenvolvimento de prova unificada no Ensino Fundamental ciclo II como recurso para aprimorar o trabalho docente.

Mary Moraes

São Paulo – Sul 1

Denise Borges Pedroso

Criação de um portfolio pelo aluno como ferramenta de gestão em sala de aula.

Nidelse Martins de Almeida

Carapicuíba

Ana Amélia Diodato

Como aprender de forma prazerosa, harmoniosa e criativa com espaços de atividades diversificadas, oferecidas aos alunos em sala de aula.

Ministro Costa Manso

São Paulo – Centro- Oeste

Fernanda Bezerra, Marcio Sandron e Paulo Lodi

Gestão eficaz em sala de aula levando-se em conta os pilares tempo, espaço, conhecimento e relacionamento.

Engenheiro Mario Sales Souto

Carapicuíba

Magda de Conti Fernandes Guimarães

Como ampliar as práticas de linguagem (oralidade, escuta e leitura) aprendendo a reconhecer a importância da África na formação do nosso povo.

Dr. José Américo de Almeida

São Paulo – Centro- Oeste

Mariana Lima Bastos de Freitas

Como ampliar e incentivar a leitura dos nossos alunos tanto na escola como no ambiente familiar.

 

Serviço

Evento: 1º Congresso de Boas Práticas em Sala de Aula

Data: 22 de setembro de 2012 (sábado)

Horário: 8h30 às 12h30

Local: Escola Estadual Ludovina Credídio Peixoto, rua Tabapuã, 180, Itaim Bibi, São Paulo, SP