• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/03/2022
Notícia

Professores da rede estadual de SP recebem prêmio internacional da Ciena Solutions Challenge por projetos inovadores ligados à tecnologia e sustentabilidade

Ed Gomes Jr. e Ivanete Landim aproveitaram ferramentas e tecnologias digitais para desenvolver projetos que incentivam o protagonismo estudantil e a criatividade para compartilhar o conhecimento

Nesta semana a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é mais uma vez premiada através dos seus professores. Desta vez os destaques foram Ivanete Landim, docente de língua inglesa na Escola Estadual Simpliciano Campolim de Almeida, em Nova Campina, e Edmundo Gomes Júnior, professor no Centro de Mídias (CMSP), que recebem o prêmio internacional Ciena Solutions Challenge, pelos seus projetos que envolvem tecnologia, sustentabilidade e a prática de língua inglesa.

A escolha pelos projetos foi justificada pelos desafios na aprendizagem para que os alunos aproveitassem ferramentas de tecnologias digitais, criando soluções na sua comunidade e compartilhando o conhecimento de forma prática, como no projeto coordenado pelo professor Ed Gomes Jr., em que os estudantes criaram perfis conhecidos como studygrammers, simulando situações do cotidiano utilizando o inglês para se comunicar entre familiares e amigos.

“Nós procuramos trabalhar situações do dia a dia nas aulas de inglês, e a sugestão foi que, principalmente, neste período de pandemia com aulas online, os alunos com a própria família ou amigos gravassem esses vídeos simulando essas ocasiões. E foi muito bacana, porque além deles aprenderem, os responsáveis também participaram do aprendizado. Assim conseguimos fazer com que toda a comunidade ao redor destes estudantes também tivesse conhecimento sobre a língua inglesa. É algo que muitos deles não tiveram oportunidade anteriormente no seu processo educacional”, relatou o professor do CMSP.

Já o trabalho da professora Ivanete Landim, aproveitou o olhar criativo dos estudantes para desenvolver e construir protótipos de casas com uso de recursos e energia sustentáveis. “Este projeto aconteceu de forma muito natural muito importante porque aconteceu em um momento de retorno às aulas presenciais. Nós trabalhamos com alunos da EJA que formularam uma casa com material sustentável e que pudessem amenizar o frio que nós temos no município de Nova Campina, servindo como modelo para moradias nas comunidades mais carentes”, explicou a professora de língua inglesa.

O Ciena Solutions Challenge, englobou projetos desenvolvidos em 2021, envolvendo alunos dos ensinos fundamental e médio de 48 países e mais de 200 professores pelo mundo. O prêmio é um incentivo global da Organização das Nações Unidas (ONU) para projetar soluções que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas comunidades.

Empolgada com a premiação, Ivanete Ladim, já fala sobre os novos projetos especiais que está desenvolvendo na escola e ao impacto que podem ter no dia a dia escolar. “Acho muito relevante o olhar que a escola pode transformar momentos de vulnerabilidade. Esse ano o meu maior objetivo é ampliar o alcance da nossa comunidade, e utilizaremos o recurso para o desenvolvimento de outras ações, incentivando mais pessoas para participar. Eu vejo que esta é a filosofia da nossa escola”.

Já o professor Ed Gomes Jr quer aproveitar o recurso da premiação para adquirir um equipamento de multimídia e audiovisual com objetivo de gravar vídeos em diferentes lugares, e com diversos alunos da rede estadual de ensino. “Eu tenho uma concepção de que se você não praticar o idioma, não consegue aprender. Então temos que aproveitar todas nossas ferramentas multimídia para vivenciar situações práticas do dia a dia, e para que o aluno possa ir além da leitura e saiba como agir em diversas ocasiões reais e saiba usar a língua quando viajar, trabalhar ou conhecer outras pessoas”, salientou o premiado.