• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/03/2010
Últimas Notícias

Professores da rede estadual participam de seminário em Bogotá sobre liderança nas escolas

Seminário integra o projeto Liderança nas Escolas/ Connecting Classrooms, parceria entre o Consulado Britânico, CONSED e Secretarias Estaduais de Educação. Rede estadual paulista conta com 20 escolas participando do projeto […]

Seminário integra o projeto Liderança nas Escolas/ Connecting Classrooms,

parceria entre o Consulado Britânico, CONSED e Secretarias Estaduais

de Educação. Rede estadual paulista conta com 20 escolas

participando do projeto

Entre os dias 15 e 17 de março, professores e supervisores da rede estadual de ensino paulista participam de um seminário internacional em Bogotá, na Colômbia. O evento integra o projeto Liderança nas Escolas/ Connecting Classrooms, que é uma parceria entre o Conselho Britânico, o Conselho Nacional de Secretários de Educação e Secretarias Estaduais de Educação de Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O projeto reúne educadores da América Latina e do Reino Unido com o objetivo de buscar caminhos para melhorar a qualidade da educação, dando ênfase ao fortalecimento da liderança nas escolas e ao desenvolvimento de projetos curriculares conjuntos, por meio de parcerias.

No Brasil, 25 escolas-piloto fazem parte do programa desde 2007, cinco delas localizadas em São Paulo, pertencentes à rede pública estadual. Em 2009, foram incluídas no programa outras 15 escolas da rede paulista, cujos professores participarão do seminário em Bogotá. As escolas participantes recebem apoio para desenvolverem projetos curriculares em conjunto com escolas do Reino Unido. A parceria possibilita um intercâmbio de práticas pedagógicas entre os professores de ambos os países, além de permitir que os alunos tenham acesso a uma cultura diferente.

“Dentro do projeto, visitamos outras escolas, nos reunimos com outros colegas, o que nos proporcionou uma visão diferente sobre a liderança nas escolas. Sempre temos algo novo a aprender e esse intercâmbio favorece essa troca de experiências”, declarou a professora Alexina Santagueta Vinhola, diretora da Escola Estadual Caramuru, localizada no distrito de Vila Formosa, na capital paulista, uma das escolas-piloto do projeto.

Em 2008, ela e os outros diretores de escolas-piloto brasileiras viajaram a Londres para conhecer algumas escolas locais. A experiência resultou em mudanças na escola da Vila Formosa. “Com eles aprendi que o foco do gestor tem que ser a sala de aula. Temos que saber o que está acontecendo no ambiente dos alunos. Hoje, na Caramuru, a exemplo do que acontece nas escolas britânicos, temos os líderes de salas, que é uma forma de eles se organizaram e termos uma relação mais próxima”, acrescenta.

Escolas-piloto no estado de São Paulo

E.E. Caramuru – DER LESTE 5

E.E. Anecondes Alves Ferreira – DER DIADEMA

EE Profª Suzana Benedicta Gigo Ayres DER CAPIVARI

E.E. Professor Salathiel Vaz de Toledo – DER ITU

EE. Prof. Jethro Vaz de Toledo – DER PIRACICABA

Escolas incluídas em 2009

DER LESTE 5

EE Santos Amaro da Cruz

EE José Chediak

EE Orville Derby

DER DIADEMA

EE José Marcato

EE Homero Silva

EE Padre Anchieta

DER CAPIVARI

EE São Nicolau de Flüe

EE Profª Deolinda Maneira Severo

EE Randolfo Moreira Fernandes

DER ITU

EE Sylvia de Paula Leite Bauer

EE Ana Mesquita Laurini

EE Profª Esther Maurino Rodrigues

DER PIRACICABA

EE Profº Alcides Guidetti Zagatto

EE Profª Abigail de Azevedo Grillo

EE Dr. Samuel de Castro Neves

EE Profº Jethro Vaz de Toledo